O time paraibano feminino de Basquete Master foi homenageado, nesta quinta-feira (5), durante sessão solene realizada na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP). A seleção, que tem a vereadora Helena Holanda (PP) como uma das principais jogadoras, sagrou-se campeã no mês passado no 35º Campeonato Brasileiro de Basquete Feminino Master 60+ 2019, que aconteceu no Rio de Janeiro.

A solenidade, proposta pelo vereador João Almeida (Solidariedade), homenageou, ainda, a Associação dos Veteranos e Amigos do Basquete da Paraíba (AVAB-PB) com a Comenda Talento Esportivo. A AVAB e o time paraibano já existem há 24 anos.

- Publicidade -

Na oportunidade, o vereador João Almeida declarou que a Câmara presta uma justa e merecida homenagem às atletas paraibanas que, com muito suor e amor pelo esporte, superaram dificuldades e conseguiram vencer equipes de alto nível, favoritas para levar o campeonato, como São Paulo e o Rio. Na final do 35º Campeonato Brasileiro, a equipe da Paraíba venceu São Paulo por 34 a 26. Já na semifinal as atletas paraibanas derrotaram o Rio de Janeiro. O parlamentar também destacou o trabalho importante desenvolvido pela Associação para fortalecer e valorizar o basquete feminino paraibano de veteranas.

 Por sua vez, a vereadora Helena Holanda destacou as dificuldades e emoções vividas pelas jogadoras durante todo o campeonato. De acordo com a parlamentar, as atletas não mediram esforços para conquistar seu espaço no cenário esportivo nacional e deixar sua marca no basquetebol feminino. “Somos todas vitoriosas. Ninguém acreditava na gente, mas mostramos nossa força, garra e vontade vencer. Nós acreditávamos, sim, umas nas outras, e o objetivo foi alcançado”, comemorou a parlamentar.

A presidente da AVAB-PB, Ana Nery, disse que o esporte forma uma família dentro e fora das quadras. “Nós disputamos nas quadras, muitas vezes brigamos fora dela, mas não podemos viver umas sem as outras”, afirmou a dirigente. Ana Nery destacou algumas dificuldades enfrentadas pela equipe durante a competição, como ter apenas cinco atletas para enfrentar grandes seleções. “Foi um dos melhores campeonatos que participamos”, acrescentou.

De acordo com ela, esse campeonato deu uma visibilidade importante para a equipe, pois as jogadoras Bernadete, Lavínia e Luciane foram convocadas para a Seleção Brasileira Feminina de Basquete Master, que vai disputar o Campeonato Panamericano Maxibásquet, de 20 a 23 de março de 2020, na Capital de Entre Ríos (Argentina). “Estou muito feliz por dirigir essa Associação e ser amiga de todas vocês”, enfatizou. Esse ano a equipe foi vice-campeã no Norte/Nordeste, em Recife (PE).

As atletas que disputaram o Campeonato Brasileiro foram Bernadete Dias; Luciane; Rubenia; Naize; Lavínia; Carmen Eleonora; Helena Holanda; Fátima Tenório. O time paraibano é treinado por Robson Cort e tem como preparador físico Joalison Rocha. Todos foram homenageados com uma medalha.

Secom-CMJP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui