No Brasil, 67 municípios seguem sem casos do novo coronavírus. Eles fazem parte das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, uma vez que a região Norte é a única que contabiliza casos em todas as cidades, segundo o portal UOL.

Autoridades sanitárias de algumas das cidades sem a presença da Covid-19 foram ouvidas. Elas falaram sobre o êxito em relação ao controle da pandemia.

- Publicidade -

Ainda sem casos de coronavírus, Ribeirão Corrente já está com o comércio funcionando, mas com restrições. Há barreira física na entrada dos estabelecimentos e foram disponibilizados álcool gel nas lojas. Etiene Siquitelli Silva, secretário municipal de Saúde do município paulista, disse que desde o início da pandemia a cidade fez uma ação informativa sobre a doença.

– Fica um fiscal específico para fiscalização e cumprimento do decreto municipal. A maioria dos comerciantes são da parte de alimentos, mercados, mercearias. Nosso comércio é muito pequeno, mas está tudo aberto. Talvez quem mais merece o mérito é a população. As pessoas fizeram sua parte, cumpriram o isolamento social e até hoje estão se cuidando – disse Etiene.

Muitos habitantes de Ribeirão Corrente trabalham em Franca, cidade do interior de São Paulo com vários casos de Covid-19. Apesar disso, a doença não cruzou as barreiras, segundo o secretário.

– Eles seguem imunes porque seguem à risca o uso de máscaras e álcool gel – avaliou Silva.

Já no Nordeste, a cidade João Dias é a única no Rio Grande do Norte sem pessoas infectadas pelo coronavírus. O município faz divisa com a Paraíba e está com barreiras de segurança logo na entrada.

– Desde o início da pandemia, a equipe da vigilância sanitária e as de saúde vêm realizando barreiras, distribuindo máscaras a toda a população, e dando orientação sobre medidas preventivas de higiene nos comércios. Para auxiliar nosso trabalho adquirimos termômetros infravermelhos, máquina para desinfecção das ruas, além do aumento da compra de EPIs [equipamentos de proteção individual] distribuídos aos profissionais da linha de frente – contou a secretária Elisabeth Sousa.

O UOL também apontou que no Centro-Oeste, a cidade goiana de Novo Planalto continua sem casos do vírus. A secretária municipal de Saúde, Alana Prado Avelar, destacou regras impostas logo quando chegaram as notícias sobre a pandemia.

– A gente seguiu desde o começo o decreto estadual, que foi de suma importância para o sucesso das ações. As aglomerações não são permitidas na cidade; as vigilâncias sanitária e epidemiológica fiscalizam o comércio diariamente junto com Polícia Militar. O uso de máscaras é obrigatório e foi fundamental – disse Avelar.

Por causa do aumento do número de casos no interior de Goiás, Alana contou que o alerta está mantido. Fora isso, 18 pessoas da cidade estão sendo monitoradas embora ainda não tenham apresentado nenhum sintoma do coronavírus.

– Nós estamos cercados por quatro cidades com casos já registrados, e a gente tem 18 pessoas sob monitoramento neste momento, mas nenhuma até aqui apresentou sintomas – contou ela.

Fonte: https://pleno.news/brasil/cidades

Foto: Reprodução

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui