Com a chegada do período de férias, muitas pessoas viajam, mas, além de roteiro, passagens e malas, o viajante também deve ficar atento ao cartão de vacinação, já que alguns lugares exigem que o turista esteja com algumas vacinas tomadas. Para orientar a população e administrar essas vacinas, a Prefeitura de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretária de Saúde (SMS), dispõe da Sala do Viajante.

No serviço da Sala do Viajante, o usuário recebe orientações sobre cada vacina necessária para cada localidade no Brasil e no exterior, já que para determinados lugares é necessário apresentar o Cartão Internacional do Viajante, também confeccionado no serviço, mediante apresentação do passaporte.

- Publicidade -

Ao apresentar o passaporte na Sala do Viajante, é feito um cadastro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Amvisa) e as vacinas são registradas nesse sistema, o que possibilita a emissão de uma segunda via do cartão internacional de vacina em qualquer aeroporto do Brasil.

“As vacinas disponibilizadas pela Sala do Viajante variam de acordo com o destino do usuário, mas a mais comum exigida em diversas localidades do Brasil e no exterior é a da febre amarela”, explica o responsável pela Sala, Jessé Menezes.

Quem viaja para área onde é necessária a vacina da febre amarela precisa comprovar a viagem, seja com passagem ou reserva da hospedagem. Para idosos a partir de 60 anos, é necessário apresentar prescrição médica de autorização de um cardiologista ou clínico geral. A vacina também deve ser ministrada exatamente 10 dias antes da viagem.

“Além de variar de acordo com o destino, cada vacina tem uma orientação específica, por isso é de extrema importante que quem vai viajar busque com antecedência o serviço para se organizar da melhor forma”, completa Jessé Menezes.

Atendimento – Para ser atendido na Sala do Viajante, basta que o usuário compareça ao local portando os documentos pessoais, cartão nacional de vacina e, em caso de viagem internacional, o passaporte. Todos os dias são distribuídas 50 fichas para o atendimento.

Para saber se é necessário ser imunizado antes de viajar ou quais orientações para determinada vacina, o usuário pode entrar em contato com o Centro Municipal de Imunização através do telefone: 3211-6774.

A Sala do Viajante atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h e das 13h às 15h, com as vacinas, especialmente a da febre amarela, sendo ministradas apenas no turno da manhã. A Sala funciona dentro do Centro Municipal de Imunização, localizado na Rua Prefeito José Bezerra, s/n°, Torre, no prédio do antigo Lactário da Torre.

CMI – O Centro Municipal de Imunizações (CMI) oferta diversas vacinas como a tríplice viral, meningocócica C, hepatite A, hepatite B, BCG, DTP, rotavírus, antirrábica humana e febre amarela. O horário de funcionamento é de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h. Durante os finais de semana e feriados, o serviço funciona das 8h às 12h, apenas para a vacina antirrábica.

Secom-JP

.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui