Os agentes de Vigilância Ambiental e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) realizaram na manhã desta sexta-feira (14) o recolhimento de diversos pneus descartados no Distrito Mecânico. Segundo os agentes mais de 250, pneus, descartados de forma incorreta, foram recolhidos.

O gerente do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses (Cvaz), Nilton Guedes explicou que o acumulo desses pneus e a forma de descarte incorreta proporcionam a proliferação do Aedes Aegypty. “A Cvaz realiza constantemente o recolhimento desses pneus, principalmente nessa área que tem um maior numero de descartes, mas infelizmente a própria população não ajuda descartando de qualquer forma em áreas não recomendadas. Nós temos um calendário de recolhimento e a cada duas semanas passamos nos lugares, basta que as pessoas guardem de forma adequada até o dia da coleta, ou se a quantidade for muito grande basta ligar para o Centro que mandamos o carro para recolher”, disse Nilton.

- Publicidade -

Além do recolhimento do material, os técnicos do Cvaz realizaram atividades de educação ambiental, com orientações para o descarte responsável de lixo, alertando à população para os cuidados contra a proliferação mosquito Aedes aegypti, transmissor do Zika vírus, dengue e da chikungunya.

O morador da região e proprietário de uma das oficinas da área, Fernando Figueiredo, apoia as ações da Cvaz. “Está certíssimo, tem que haver essa coleta mesmo, até porque se os pneus ficam jogados assim de qualquer jeito acabam causando várias doenças e prejudicando toda a população”, comenta Fernando.

As ações de controle do mosquito Aedes aegypti, do caracol africano e de combate à leptospirose estão sendo intensificadas em todos os bairros da Capital pelos agentes de saúde ambiental da SMS e por agentes da Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur).

Dados – De outubro do ano passado até julho deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) recolheu quase 80 mil pneus inservíveis. “O recolhimento destes materiais é uma ação diferenciada que fazemos para o controle do Aedes aegypti. Sobretudo, continuamos o trabalho educativo nos bairros, nas escolas, nos espaços que permitem a discussão para o descarte responsável dos lixos e pneus, principalmente para minimizar os danos que causam a população e ao meio ambiente o descarte destes materiais nas ruas e terrenos baldios”, completou Silvio Ribeiro, diretor de Vigilância em Saúde do município.

Serviço – A população pode entrar em contato com o Centro de Vigilância Ambiental e se cadastrar para que em uma determinada área haja o recolhimento periódico de pneus. Para mais informações sobre os locais adequados para o descarte, a população pode entrar em contato direto com a Cvaz através dos telefones 3214-5718, 3214-3459 ou 3218-9357.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui