Agricultoras indígenas recebem treinamento sobre produção de hortaliças orgânicas

Um grupo de 20 agricultoras indígenas da Aldeia Vitória, do município do Conde, no Litoral Sul, participa de uma capacitação promovida pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer/vinculada à Sedap), sobre a produção de hortaliças orgânicas.

O curso é composto de dez módulos que abordam temas como formação de grupos de trabalho e escolha das culturas, a partir do seu valor cultural, nutricional e econômico. As agricultoras aprendem novas técnicas de manejo da terra, preparo dos canteiros, uso racional da água disponível, preservação do meio ambiente, correção de solo e preparação de adubos orgânicos.

Elas também têm acesso às informações sobre o plantio, irrigação, tratos culturais e preparo de insumos orgânicos para controle de pragas e doenças, colheita e armazenamento, além da comercialização.

A programação da Oficina de Horticultura na Aldeia Vitória começou em novembro deste ano e se estende até o mês de abril de 2020. A proposta é de que as mulheres possam desenvolver sozinhas suas atividades, e com isso, possam proporcionar melhores condições de vida para suas famílias.

A equipe que promove o treinamento do grupo é composta pelos extensionistas Ricardo Pereira, Kelly dos Santos Figueiredo e Helloyse Alves dos Santos Villar, todos da Gerência Regional da Empaer em João Pessoa, com o acompanhamento da gerente Keyla Leal.

A capacitação é realizada a partir de uma demanda da comunidade, aprovada no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável Solidário do Conde, cujo foco principal é a segurança alimentar e nutrição das famílias assistidas.  O grupo já trabalha com a produção artesanal, que comercializa na região. É um trabalho desenvolvido também em parceria da Prefeitura Municipal do Conde.

Secom-PB

Paulo de Pádua

Paulo de Pádua Vasconcelos é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem especialização em Assessoria de Imprensa, no Curso de Comunicação Social, concluído pela FESP. Trabalhou, como repórter, em vários portais do Estado, a exemplo do WSCOM e ParlamentoPB, no BLOG de Luís Torres, por um determinado período, e também foi repórter dos cadernos de cidade, policial e política dos Jornais A UNIÃO e do extinto O NORTE. Além disso, foi coordenador de Comunicação Social e depois coordenador do Portal da Câmara Municipal de João Pessoa. Atualmente exerce a função de assessor de imprensa da Presidência da Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *