Um grupo de 20 agricultoras indígenas da Aldeia Vitória, do município do Conde, no Litoral Sul, participa de uma capacitação promovida pela Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer/vinculada à Sedap), sobre a produção de hortaliças orgânicas.

O curso é composto de dez módulos que abordam temas como formação de grupos de trabalho e escolha das culturas, a partir do seu valor cultural, nutricional e econômico. As agricultoras aprendem novas técnicas de manejo da terra, preparo dos canteiros, uso racional da água disponível, preservação do meio ambiente, correção de solo e preparação de adubos orgânicos.

- Publicidade -

Elas também têm acesso às informações sobre o plantio, irrigação, tratos culturais e preparo de insumos orgânicos para controle de pragas e doenças, colheita e armazenamento, além da comercialização.

A programação da Oficina de Horticultura na Aldeia Vitória começou em novembro deste ano e se estende até o mês de abril de 2020. A proposta é de que as mulheres possam desenvolver sozinhas suas atividades, e com isso, possam proporcionar melhores condições de vida para suas famílias.

A equipe que promove o treinamento do grupo é composta pelos extensionistas Ricardo Pereira, Kelly dos Santos Figueiredo e Helloyse Alves dos Santos Villar, todos da Gerência Regional da Empaer em João Pessoa, com o acompanhamento da gerente Keyla Leal.

A capacitação é realizada a partir de uma demanda da comunidade, aprovada no Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável Solidário do Conde, cujo foco principal é a segurança alimentar e nutrição das famílias assistidas.  O grupo já trabalha com a produção artesanal, que comercializa na região. É um trabalho desenvolvido também em parceria da Prefeitura Municipal do Conde.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui