Os turistas que visitam o município de Rio Tinto, no Litoral Norte do estado, destacam a qualidade da produção comercializada pelos agricultores familiares da Praia de Campina.  No local, é possível se encontrar desde bolos de batata doce, inhame, pé-de-moleque, cocada feita com capim santo e tapiocas de variados tipos. Na semana passada, as comemorações de encerramento do mês dedicado à Segurança de Alimentos e Nutricional (SAN) marcaram a feira realizada na cidade.

Na ocasião, um grupo de dez agricultores da Associação Agrícola dos Moradores de Praia de Campina recebeu kits compostos de uma barraca, um avental e uma sacola, adquiridos através do projeto “Seleção de Empreendimentos da Agricultura Familiar para Recebimento de Doação de Kit Feira”, da Secretaria Especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário e Ministério do Desenvolvimento Agrário – MDA. A entrega foi feita pelo secretário especial da Agricultura Familiar e do Desenvolvimento Agrário do MDA, José Ricardo Ramos Roseno.

- Publicidade -

Conhecendo as necessidades dos agricultores, o presidente da Associação Adriano Fernandes dos Santos procurou o escritório da Emater em Rio Tinto, onde solicitou a elaboração do projeto, logo atendido pela equipe de técnicos.

Durante o evento, ocorreram a exposição de produtos da agricultura familiar, palestras das extensionistas sobre a Segurança de Alimentos e Nutricional, apresentações folclóricas por grupo de mulheres.

A presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Tinto, Valdirene Santos, destacou o trabalho de parceria com a Emater no município e a importância dos alimentos cultivados. “Nossa comunidade é privilegiada em ter o apoio da Emater”, disse.

O presidente da Associação Agrícola dos Moradores de Praia de Campina, Adriano Fernandes agradeceu o apoio dos extensionistas e destacou a importância do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) como ação quem fortalece a agricultura familiar.

A assistente social da Emater Ednete Freire, falou da importância do Segurança de Alimentos e Nutricional (SAN) e seus canais de comercialização. A também assistente social Eidy Simões, que acompanha as famílias da comunidade, ressaltou a importância das frutas e verduras saudáveis na alimentação das pessoas.

“Como temos bastantes frutas na comunidade, podemos transformar em alimentos sem perder os nutrientes. È motivo de se reunimos e solicitar cursos de transformação dos produtos existentes na comunidade e assim aumentar a renda familiar”, comentou.

Também participaram da feira o secretário municipal de agricultura Antonio Macêdo, o presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável Antonio Justino da Silva, o agente de Desenvolvimento do Banco do Nordeste, José Sávio Vieira de Sá.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui