A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, na tarde dessa quinta-feira (14), sessão especial para conceder título de cidadania paraibana aos empresários do ramo agropecuário, Paulo Fernando Cavalcanti de Morais e José Ivanildo Cavalcanti de Morais Filho pelos relevantes serviços prestados ao estado da Paraíba”. O evento, proposto pelo deputado Wallber Virgolino (Patriota),  aconteceu no plenário “Deputado José Mariz”.

No seu discurso, Wallber Virgolino destacou que as homenagens procuram reconhecer os empreendedoras, que carregam o estado nas costas. “Pessoas que, de forma efetiva criam empregos, geram renda, e ajudam a Paraíba a crescer. Estamos homenageando dois grandes homens, dois grandes desportistas no ramo da vaquejada, dois grandes criadores de cavalos da raça quarto de milha, dois grandes empreendedores”, disse o deputado.

- Publicidade -

Na justificativa dos projetos de lei, o deputado ressalta que Paulo Fernando Cavalcanti de Morais, trilhou os passos do seu pai e do seu tio, iniciando, desde cedo, no estado de Pernambuco, a produção de cana-de-açúcar. “Já inserido nas gestões das empresas do grupo, recebeu a missão de comandar essa unidade do grupo em Minas Gerais, onde faz um importante trabalho de desenvolvimento da empresa com muita dedicação, transparência, honestidade e profissionalismo, fortalecendo amizades com o povo e o aquele estado”, declarou.

Sobre José Ivanildo Cavalcanti de Morais Filho, o deputado lembrou que ele se destaca no agronegócio na busca por tecnologia agrícola e no manejo adequado do solo. “Ele acredita que o agronegócio deve existir para gerar impacto positivo, não apenas no mercado, mas em toda a região onde a sua empresa atua”, afirmou.

O deputado federal Efraim Filho fez um relato da luta dos homenageados na defesa da vaquejada, num momento em que esse esporte tipicamente nordestino estava ameaçada de ser extinta. O parlamentar ressaltou a homenagem prestada pela Assembleia Legislativa aos dois empreendedores. “Vocês são vencedores e grandes exemplos. E a Assembleia Legislativa acerta hoje, dá um exemplo de correção quando homenageia dois grandes homens e suas respectivas famílias, que têm um histórico singular de contribuição para esta terra”, disse.

Paulo Fernando Cavalcanti de Morais disse estar muito lisonjeado pela homenagem da Assembleia Legislativa. “Sinto-me muito feliz pela homenagem, assim como o meu pai, há 30 anos atrás. Estamos na Paraíba há 35 anos e já me sinto paraibano. Sempre fui um defensor da cultura do nosso estado, lutamos junto pela sobrevivência da vaquejada e estaremos sempre firmes e fortes na defesa desse esporte nordestino que encanta o Brasil”, disse.

Já José Ivanildo revelou-se emocionado pela homenagem, relatando sua trajetória desde o início dos negócios, em Macaparana (PE), à conquista de uma posição de destaque no cenário agropecuário do estado da Paraíba e da região. “Me sinto bastante honrado por receber essa honraria de um estado que nos recebeu de portas abertas e nos acolheu como filhos da terra. Estamos dando sequência aos trabalhos dos verdadeiros heróis, que são o meu pai e os meus tios. Nós estamos aqui por causa deles, que nos trouxeram em 1975 para cá”, concluiu.

Também participaram da sessão a deputada Camila Toscano; o deputado federal Ruy Carneiro ; o vereador José Ferreira, presidente da Câmara Municipal de Capim (PB); o encourado Celso Vitório, hexacampeã brasileiro de vaquejada, representando os vaqueiros do Brasil; Francisco Pegado, gerente do Parque Bem Mais; o agropecuarista José Inácio, presidente da Associação dos Plantadores de Cana-de-açúcar da Paraíba; João Neto, diretor executivo da Associação Brasileira de Vaquejada (ABVAQ); Paluca Moura, representando a Associação Brasileira dos Criadores do cavalo Quarto de Milha (ABQM); e fotógrafo Aluísio Alves, representando os vaqueiros “encourados”.

PERFIS DOS HOMENAGEADOS

Paulo Fernando Cavalcanti de Morais – É industrial e usineiro do ramo do agronegócio. Iniciou suas atividades agrícolas como plantador de cana-de-açúcar no município de Timbaúba, no estado de Pernambuco. Em 1989, juntamente com o empresário Luizmar Melo, adquiriu o controle acionário da Japungu Agroindustrial S.A., uma destilaria de álcool localizada no município de Santa Rita, na Paraíba. Em 1996, a dupla arrendou o parque industrial da Usina Santana S.A., constituindo a Agroval Agroindustrial Ltda., também em Santa Rita. Em 2001, os empreendedores adquiriram a CRV Industrial Ltda., na cidade de Carmo do Rio Verde (GO). Em 2017, adquiriram arremataram a unidade de Capinópolis da Usina Vale do Paranaíba, que passou a se chamar CRV Industrial Ltda.
2 – José Ivanildo Cavalcanti de Morais Filho –  Nasceu em Macaparana, no estado de Pernambuco. É casado e empresário bem-sucedido no ramo do agronegócio e da pecuária, com atuação em vários seguimentos, tais como: plantio de banana, de cana-de-açúcar, além da criação de gado e de avicultura. É diretor-técnico da Miriri Alimentos e Bioenenrgia S/A, com parque industrial localizado no município de Santa Rita (PB), uma empresa comprometida com a preservação do meio ambiente e atuação em ações sociais com os seus servidores e as comunidades carentes, através de parcerias com universidades públicas, faculdades privadas, para troca de conhecimento e manutenção de uma escola que atende mais de 100 crianças.

Agência de Notícias – ALPB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui