Aluno de Ecit de CG é selecionado no Parlamento Jovem Brasileiro

estudante da 3º série do ensino médio da Escola Cidadã Integral Técnica (Ecit) Nenzinha Cunha Lima, em Campina Grande, Jonas Daniel Fernandes, foi selecionado na 16ª edição do Programa Jovem Parlamentar Brasileiro (PJB). O aluno vai representar a Paraíba em uma jornada parlamentar de cinco dias na Câmara dos Deputados em Brasília, no mês de setembro.  A lista do resultado foi divulgada pela Câmara dos Deputados, nessa quinta-feira (8).

O PJB é um programa de educação para a democracia realizado anualmente pela Câmara dos Deputados e é dirigido a estudantes do ensino médio de todo o Brasil. O objetivo é proporcionar aos estudantes a vivência do trabalho dos deputados federais por uma semana, na Câmara dos Deputados, em Brasília. Os estudantes selecionados são empossados como deputados jovens e podem vivenciar as principais etapas de um processo de elaboração de leis, escrevendo projetos de lei e debatendo temas de grande importância para o nosso país.

O projeto de lei do estudante Jonas Daniel é voltado para incentivos orçamentários às instituições públicas de ensino fundamental e médio de todo território nacional, que aderirem às olimpíadas do conhecimento e dá outras providências.

“Eu escolhi esse tema por observar a necessidade de muitas escolas municipais e estaduais terem olimpíadas como a Olimpíada de Robótica, Olimpíada Brasileira de Química Júnior e etc. Minha experiência está sendo incrível, eu venho de um ambiente familiar no qual ninguém nunca terminou os estudos ou chegou a vida universitária, estou extremamente feliz em saber que sou um dos selecionados para o PJB 2019. Espero passar por essa experiência de uma forma incrível, representar o meu estado, a minha escola e os estudantes. Pretendo, a partir do PJB, me envolver mais profundamente na política, sabendo de todos os nossos direitos e deveres”, disse Jonas.

Setenta e oito estudantes selecionados de todo o país irão a Brasília para vivenciar o papel dos deputados federais, com posse e exercício de mandato como deputados jovens, e suas propostas de lei serão analisadas, debatidas e votadas por eles durante a jornada legislativa do programa que, este ano, ocorrerá de 23 a 27 de setembro.

A lista com todos os estudantes brasileiros pré-selecionados pode ser acessada pelo link: https://www2.camara.leg.br/a-camara/programas-institucionais/educacao-para-a-cidadania/parlamentojovem/2019/finalistas-pjb-2019/finalistas-pjb-2019.

Agência de Notícias – ALPB

Paulo de Pádua

Paulo de Pádua Vasconcelos é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem especialização em Assessoria de Imprensa, no Curso de Comunicação Social, concluído pela FESP. Trabalhou, como repórter, em vários portais do Estado, a exemplo do WSCOM e ParlamentoPB, no BLOG de Luís Torres, por um determinado período, e também foi repórter dos cadernos de cidade, policial e política dos Jornais A UNIÃO e do extinto O NORTE. Além disso, foi coordenador de Comunicação Social e depois coordenador do Portal da Câmara Municipal de João Pessoa. Atualmente exerce a função de assessor de imprensa da Presidência da Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *