Alunos da Rede Municipal passam por Avaliação Diagnóstica de leitura, Português e Matemática

A Secretaria de Educação e Cultura de João Pessoa (Sedec-JP), por meio da Diretoria de Gestão Curricular (DGC), está realizando até o dia 28 deste mês uma Avaliação Diagnóstica com alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I e com os alunos do 9º ano do Ensino Fundamental II, por meio assessoria do programa Educar pra Valer. A Avaliação Diagnóstica é um instrumento utilizado para analisar o nível de aprendizagem dos alunos e alunas no início do ano letivo.

“O objetivo da avaliação é traçar o plano de ação para o ano letivo e as metas de aprendizagem para os estudantes, visando que ao final do ano todos os estudantes tenham adquirido as habilidades necessárias para cada série”, explicou a coordenadora do projeto Geração Alfabetizada da Sedec, Jocineide Silva.

A Avaliação Diagnóstica é uma ação realizada em todas as escolas em todos os anos letivos, cada uma com sua especificidade. Desde 2019 a Sedec aplica esse instrumento avaliativo nas turmas de 2° e 5° ano, o que permitiu traçar as metas que foram alcançadas nessas turmas como elevar o nível de leitura e a proficiência em Português e Matemática. Em 2020 a avaliação será comum em toda a rede.

Estão sendo aplicadas mais de 20 mil provas. Os alunos do 1º, 3º e 4º farão uma avaliação de leitura. Já os alunos do 2º ano responderão a 20 questões de Português e Matemática, além da leitura. Já para as turmas dos 5º anos serão aplicadas 22 questões de Português, 22 de Matemática e leitura.

Secom-JP

Paulo de Pádua

Paulo de Pádua Vasconcelos é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem especialização em Assessoria de Imprensa, no Curso de Comunicação Social, concluído pela FESP. Trabalhou, como repórter, em vários portais do Estado, a exemplo do WSCOM e ParlamentoPB, no BLOG de Luís Torres, por um determinado período, e também foi repórter dos cadernos de cidade, policial e política dos Jornais A UNIÃO e do extinto O NORTE. Além disso, foi coordenador de Comunicação Social e depois coordenador do Portal da Câmara Municipal de João Pessoa. Atualmente exerce a função de assessor de imprensa da Presidência da Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *