Mais de 2.100 alunos do Lyceu Paraibano, em João Pessoa, receberam, na manhã desta quinta-feira (3), as ações do Projeto “Paraibanidade – mais que um sentimento”, desenvolvido pela Polícia Militar da Paraíba para despertar o sentimento cívico entre os paraibanos na Semana da Pátria. Participaram da cerimônia várias autoridades, entre elas o chefe da Casa Militar, major Anderson Pessoa, e o tenente-coronel do Exército, Otávio de Lucca. A solenidade contou com o hasteamento das bandeiras nacional, estadual e municipal e a execução do Hino Nacional pela Banda de Música do Exército, entre outras ações. Nesta sexta-feira (4), o Projeto vai ser realizado na Escola Cenecista, no bairro do Geisel, também na Capital.

O chefe da Casa Militar, major Anderson Pessoa, disse que ficou surpreso com a receptividade de alunos e professores. “Ficamos surpresos com o calor, com a alegria com que alunos e professores receberam esse projeto, que veio abordar os nossos símbolos cívicos, esse sentimento de pertencimento que devemos ter”, afirmou. “A nossa meta é desenvolver o patriotismo, particularmente nos jovens. Então, resolvemos descentralizar essa ação para as escolas, em vez de se concentrar apenas no Ponto de Cem Réis”, prosseguiu.

- Publicidade -

O tenente-coronel do Exército Otávio de Lucca parabenizou a iniciativa da Polícia Militar da Paraíba ao desenvolver o Projeto “Paraibanidade – mais que um sentimento”. “O Exército, que prima pelo patriotismo, tem a absoluta certeza de que é um projeto louvável. Esse congraçamento da Polícia Militar da Paraíba com a sociedade é de suma importância”, destacou.

A diretora do Lyceu Paraibano, Telma Medeiros, disse que a iniciativa vai além do sentimento cívico. “Esse projeto é bem abrangente. O Hino Nacional é executado, a história do País é conhecida, as nossas riquezas naturais. Então, sob o aspecto pedagógico, também é muito louvável, já que conseguimos fazer uma interdisciplinaridade com disciplinas como Português – uma vez que a letra dos hinos é estudada, História e Geografia”, disse.

O aluno Dário Eustáquio, escolhido para fazer o hasteamento da Bandeira Municipal, ressaltou que o projeto vai permitir conhecer ainda mais o Brasil. “Eu acho muito importante, porque vai fazer com que a gente conheça ainda mais o nosso País, as suas riquezas, a sua história. Outro ponto positivo é que também temos a oportunidade de conhecer a nossa história, a história da Paraíba, para amarmos ainda mais o nosso Estado”, declarou.

“Paraibanidade” – O Projeto “Paraibanidade – Mais que um sentimento” consiste em estimular o sentimento de amor ao Estado entre os paraibanos. De acordo com o coordenador do Projeto, major Cristóvão Lucas, haverá palestras em escolas do Estado sobre os principais símbolos cívicos, como o hino e a bandeira. “Precisamos trabalhar mais o sentimento de civismo. Temos motivos de sobra para termos autoestima e é basicamente isso que busca o Projeto. Para isso, vamos cantar o hino paraibano, interpretando a letra. Além do mais, procuraremos também mostrar todas as nossas riquezas, como pontos turísticos e verdadeiros patrimônios naturais que temos no Estado”, disse.

O major Cristóvão Lucas ressaltou ainda que as palestras vão ser ministradas para alunos do ensino médio, em todas as escolas do Estado, inclusive particulares e municipais. “O diretor de escola que tiver interesse em ter o nosso projeto, basta entrar em contato conosco pelos telefones 3218-5966 ou 3218-5967. Pode também fazer solicitação pelo e-mail [email protected]. É uma grande oportunidade que temos para desenvolver o nosso civismo, de cuidarmos melhor daquilo que é nosso”, finalizou.

Desfile – O encerramento da Semana da Pátria terá como ponto alto o Desfile Cívico-Militar, na Avenida Getúlio Vargas, com palanque das autoridades instalado em frente ao Departamento de Estradas de Rodagem (DER). De acordo com a programação, às 8h, vai ser realizada a revista às tropas estadual e federal; às 8h15, hasteamento dos pavilhões Nacional, Estadual e Municipal, com execução do Hino Nacional pela Banda 5 de Agosto.

Às 8h20, terá início o desfile com participação de militares, estudantes e servidores de órgãos estaduais, autarquias e entidades civis. Em seguida, às 11h10, haverá extinção do fogo simbólico da Pátria; e às 18h, arriamento do Pavilhão Nacional.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui