A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta sexta-feira (24), em conjunto com a Câmara Municipal de João Pessoa, uma Sessão Especial para comemorar o Jubileu de Ouro da Fundação do Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica (IPGH). A solenidade foi proposta pelo deputado estadual Janduhy Carneiro e pelo vereador Humberto Pontes, em homenagem a instituição que se dedica ao estudo da genealogia das famílias paraibanas.

Fundado em 19 de novembro de 1967 em João Pessoa, o IPGH é uma associação cultural sem fins lucrativos que se reúne mensalmente dedicando-se a investigação genealógica das famílias paraibanas, assim como, famílias estrangeiras radicadas na Paraíba. O deputado Janduhy Carneiro, parabenizou o vereador Humberto Pontes, por partilhar a propositura da sessão e ressaltou a relevância do trabalho realizado pelo IPGH. “Parabenizo a iniciativa do vereador Humberto Pontes, no âmbito da Câmara Municipal de João Pessoa, por ele ter apresentado uma proposta idêntica a nossa. A IPGH é uma instituição que tem um objetivo extremamente louvável e nós teremos aqui a oportunidade de homenageá-la”, afirmou Janduhy. Para Janduhy, a pesquisa desenvolvida pelos membros do IPGH fortalece a história da Paraíba. “A genealogia mostra a história da cidade, do país, das famílias, então, nós temos que buscar enaltecer essas pessoas que se destacam e que tanto fazem pela nossa Paraíba”, explicou.

- Publicidade -

24.11.17 sessao especial heraldica © roberto guedes (5)Para o vereador Humberto Pontes é dever do parlamento reconhecer os serviços prestados pelo IPGH à comunidade paraibana. “Essa instituição é de suma importância porque é onde homens e mulheres se reúnem para estudar a nossa origem, nossos nomes, as nossas famílias, isso é um fator importante porque a história se faz por pessoas, e pessoas não podem existir sem famílias. Então, neste momento, a Câmara e a Assembleia comemoram o Jubileu de Ouro dessa instituição que eu julgo de suma importância para buscar a nossa origem, para que nós possamos nos conhecer”, afirmou.

Para o presidente do IPGH, Teldson Douetts, é motivo de muita honra presidir um instituto que comemora os seus 50 anos de história sendo homenageado pelas Assembleia Legislativa da Paraíba e pela Câmara Municipal de João Pessoa. “Essa homenagem, além de justa, trás para o público a atuação do nosso instituto. Temos um grupo de pesquisadores nesses 50 anos, que se reúnem mensalmente para discutir sobre as famílias, que é o principal núcleo da sociedade”, afirmou o presidente. Teldson Douetts explicou que todo o trabalho desenvolvido pelo grupo de pesquisadores é publicado anualmente na revista do próprio instituto e que a homenagem feita em comemoração aos 50 anos do IPGH é o reconhecimento do trabalho desenvolvido. “Para nós é um enorme prazer e satisfação poder dar visibilidade ao que fazem os genealogistas e heraldistas do estado da Paraíba”, argumentou.

Na ocasião, foi entregue pelo vereador Humberto Pontes ao presidente do IPGH, Teldson Douetts, o Certificado de Apreciação em reconhecimento aos relevantes serviços públicos prestados à Capital Paraibana. A solenidade contou com a presença do deputado estadual Raniery Paulino; da escritora Natécia Suassuna Maia; do vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico da Paraíba, Joaquim Osterne Carneiro; do juiz federal José Fernandes de Andrade, além de membros e pesquisadores do Instituto Paraibano de Genealogia e Heráldica.

Agência de Notícias – ALPB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui