Assembleia concede cidadania paraibana à ativista social Paula Frassinete

A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) entregou, na tarde desta segunda-feira (3), o título de cidadã paraibana a professora aposentada da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e ativista ambiental, Paula Frassinete. A propositura, de autoria da deputada Estela Bezerra (PSB), teve como objetivo reconhecer à relevância da contribuição profissional da homenageada, que também foi vereadora de João Pessoa (2005-2008) e sócia-fundadora da Associação Paraibana dos Amigos da Natureza (Apan).

Estela ressalta que a solenidade representa diversos avanços ambientais conquistados na capital paraibana pela ex-vereadora. “Hoje, se João Pessoa, por exemplo, não tem espigões na sua orla, é basicamente porque se tinha um ativismo do ambiente com muita compreensão das normas urbanas e do movimento urbanista do nosso país, onde Paula estava em todos os espaços”, afirmou.

WhatsApp Image 2019-06-03 at 5.55.19 PM

“Paula, como pessoa, para quem convive com sua trajetória e sua vivacidade, a energia que ela tem para a luta pela justiça social e pelo desenvolvimento sustentável é fora do comum. Então, eu me sinto muito honrada de ser esse instrumento de reconhecimento e, ao mesmo tempo, de afirmação de todas as coisas boas que Paula nos presenteou”, completou Estela.

A homenageada agradeceu a honraria concedida pela Assembleia e relembrou a trajetória profissional no movimento ambientalista.

“Eu vim da cidade de Pesqueira, em Pernambuco. Com sete anos, fui para Recife e ali fiz toda a minha formação. Depois, fui para a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde fiz meu mestrado e, posteriormente, para a França, contribuindo na construção da ECO 92, espalhando sementes, trazendo o conhecimento e as experiências para, obviamente, partilhá-las o tempo todo”, contou.

WhatsApp Image 2019-06-03 at 5.55.20 PM“Estou muito feliz, meus amigos todos estão aqui, aquelas pessoas que há tanto tempo a gente tem dito uns aos outros o quanto se ama e o quanto se pode fazer por amor pela humanidade”, concluiu Paula.

Também participaram da solenidade o secretário de Estado da Agricultura Familiar e Desenvolvimento do Semiárido (SEAFDS), Luiz Couto; o professor do Departamento de Sistemática e Ecologia do Centro Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPB, Robson Ramos; a representante da Unidade Popular pelo Socialismo (UP), Vitória Meireles; a coordenadora do grupo Tambores do Tempo da Escola Viva Olho do Tempo, Diley Aparecida; o jornalista Júlio Américo; a coordenadora administrativa do grupo de Mulheres Lésbicas e Bissexuais Maria Quitéria do Movimento LGBT-PB, Cris Pereira; o coordenador do Movimento do Espírito Lilás (MEL) em João Pessoa, Fernando Luiz; e o maestro do Coral Voz Ativa, Luís Carlos.

Perfil

WhatsApp Image 2019-06-03 at 5.55.11 PMNatural de Pesqueira, em Pernambuco, Paula Frassinete Lins Duarte nasceu em 27 de janeiro de 1943. É graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE); mestre em Zoologia e especialista em Ecologia pela UFRJ. Foi sócia-fundadora da Associação dos Docentes da UFPB e da Apan, sendo ativista das causas ambientais e do movimento negro.

No período de 2005 a 2008, foi vereadora de João Pessoa com atuação voltada aos temas como: meio ambiente; combate a homofobia e direitos LGBTs; racismo; violência contra as mulheres; aleitamento materno; defesa dos animais; e diversidade religiosa.

Paula Frassinete também exerceu o cargo de gerente operacional de Estudos, Projetos e Programas da Secretaria de Estado e Infraestrutura, dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia.

Agência de Notícias – ALPB

Paulo de Pádua

Paulo de Pádua Vasconcelos é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem especialização em Assessoria de Imprensa, no Curso de Comunicação Social, concluído pela FESP. Trabalhou, como repórter, em vários portais do Estado, a exemplo do WSCOM e ParlamentoPB, no BLOG de Luís Torres, por um determinado período, e também foi repórter dos cadernos de cidade, policial e política dos Jornais A UNIÃO e do extinto O NORTE. Além disso, foi coordenador de Comunicação Social e depois coordenador do Portal da Câmara Municipal de João Pessoa. Atualmente exerce a função de assessor de imprensa da Presidência da Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *