Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) realizou, nesta segunda-feira (26), uma Sessão Solene para entregar o Título de Cidadão Paraibano ao professor e pesquisador Didier Jean Georges Guigue. A propositura, de autoria da deputada Estela Bezerra, teve objetivo de reconhecer a trajetória do homenageado pela atuação na formação de profissionais da área de música no estado.

Para a parlamentar, a ocasião marca um momento importante na vida de 36 anos do professor. “Esse título é mais um abraço e um reconhecimento da pessoa que Didier é, e de estar como irmão entre nós, que nasceu em outro continente, e que tem laços e vínculo tão profundos com a Paraíba, escolhendo aqui para se desenvolver e dar sua contribuição para o mundo. Portanto, agradecemos imensamente o que ele representa para nós e eu me sinto feliz de poder ser o instrumento político que reconhece a importância desse músico como um cidadão paraibano nesta Casa”, afirmou.

- Publicidade -

WhatsApp Image 2018-11-26 at 18.27.44 (1)Já o homenageado relembrou o histórico profissional na Paraíba e agradeceu o gesto de reconhecimento da Assembleia Legislativa. “Eu cheguei a convite da UFPB e, aos poucos, meu ofício foi tentar contribuir na formação de recursos humanos e em grupos ligados à música, e na cultura paraibana de uma forma geral. É um caminho de duas mãos: ao mesmo tempo em que eu trouxe informações, também recebi dos artistas e dos colegas daqui. Então, sou muito agradecido pela deputada Estela ter se lembrado e organizado essa homenagem”, concluiu.

Perfil

Natural da comuna francesa de Redessan, Didier Guigue reside em João Pessoa desde 1982, quando foi contratado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Doutor em Música e Musicologia do Século XX pela École des Hautes Études en Sciences Sociales (Paris, França), é professor titular na UFPB.

Didier também é pesquisador no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) nos campos da Musicologia e Sonologia, tem três livros teóricos publicados e artigos científicos em revistas brasileiras e estrangeiras, de comunicações e palestras em eventos nacionais e internacionais, além de um histórico de formação de músicos, professores e pesquisadores na Paraíba.

Também participaram da Sessão Solene a professora e pesquisadora do CNPq, Ilza Nogueira; a gestora de artesanato na Paraíba, Lu Maia; o professor do Departamento de Música (Demus) da UFPB, Valério Fiel; e a prefeita do município do Conde, Márcia Lucena.

Agência de Notícias – ALPB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui