A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) instalou, nesta quinta-feira (21), a Frente Parlamentar Contra a Privatização da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf).

De acordo com o presidente Gervásio Maia, autor da propositura, a venda da Chesf é preocupante, ameaça a segurança hídrica dos nordestinos. Segundo o parlamentar, a privatização da Eletrobrás acarretará em prejuízos ao consumidor, além de ameaçar a soberania nacional. “Quando uma empresa privada investe, ela quer retorno e isso certamente poderá ter impacto na conta de energia do cidadão. O controle das nossas águas precisa ser discutido com profundidade”, afirmou Gervásio.

- Publicidade -

Gervásio argumentou ainda que uma Frente Parlamentar será aberta em conjunto com todos os estados do Nordeste, liderada pela União Nacional dos Legisladores e Legislativos  Estaduais (Unale) que atuará contra a iniciativa de privatização da Chesf por parte do Governo Federal. “Essa política do Governo Federal tem nos preocupado muito e precisamos cumprir com as nossas obrigações. Temos que preservar as nossas riquezas, temos que preservar a nossa segurança”, declarou o presidente.

WhatsApp Image 2017-09-21 at 13.20.13Para o deputado Janduhy Carneiro, o povo e as instituições sérias dos diversos estados do Nordeste precisam se unir para impedir que a Chesf saia do controle público e passe para iniciativa privada. “Uma empresa responsável pela geração de energia para o Nordeste jamais pode ser privatizada. Não existe nem motivação lógica para essa proposta, porque a Chesf é uma empresa eficiente e superavitária. Precisamos encaminhar as demandas dessa reunião aos presidentes da Câmara, do Senado Federal, e a presidência da República, mostrando que a Assembleia Legislativa da Paraíba rechaça essa iniciativa”, comentou o parlamentar.

O deputado João Gonçalves defendeu que a Frente é um movimento legítimo do povo, das entidades, dos servidores e dos políticos nordestinos para lutarem juntos por essa causa. “A energia e a água são as coisas mais sublimes e valiosas do nosso povo. Através desse movimento vocês estão tendo o compromisso do Poder Legislativo de que estaremos unidos em defesa da Chesf. Isso é uma questão de respeito e compromisso com as pessoas e a nossa região”, acrescentou João Gonçalves.

WhatsApp Image 2017-09-21 at 13.20.35Segundo Mozart Bandeira Arnaud, que esteve a frente da diretoria da Chesf durante 12 anos, até 2015, a iniciativa do presidente Gervásio Maia em criar a Frente em defesa da estatal é uma ação de extrema importância contra a possibilidade de privatização. “Esta Frente criada pelo presidente Gervásio Maia é mais uma força contrária a ação deste governo com baixíssima credibilidade que, numa crise, numa recessão econômica, um momento ruim para a venda, age sem nenhum debate e sem a transparência adequada”, disse Mozart.

O representante da Federação Regional dos Urbanitários do Nordeste (FRUNE), Flávio Uchôa, afirmou que a criação da Frente Parlamentar em Defesa da CHESF na Paraíba porque irá encorajar outras assembléias legislativas a participarem do movimento. “Eu parabenizo a iniciativa. É importante que a Paraíba esteja se juntando ao movimento do Nordeste e a nível nacional. A criação dessa Frente Parlamentar vai contaminar as Assembléias Legislativas. A gente espera que isso venha a tomar um corpo maior. Nós já temos a Frente Parlamentar Nacional, que luta pela não privatização do setor elétrico, incluindo a CHESF, com mais de 240 parlamentares envolvidos”, afirmou Flávio.

A sessão de instalação da Frente Parlamentar Contra a Privatização da Chesf contou com a presença das deputadas Camila Toscano e Estela Bezerra, e dos deputados Raoni Mendes e Trócolli Júnior. Também estiveram presentes representantes do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria Urbanizada da Paraíba (Stiu-PB), da Federação Nacional dos Urbanitários (FNU), do Movimento dos Atingidos por Barragens, da Federação Regional dos Urbanizados do Nordeste (Frune), além de representantes da sociedade civil organizada.

Agência de Notícias – ALPB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui