O Banco de Leite Zilda Arns, do Instituto Cândida Vargas (ICV), promoveu nesta terça-feira (21) uma ação de promoção à saúde e bem-estar da mulher em homenagem às mães doadoras e receptoras de leite materno. As atividades aconteceram na Casa Mãe Bebê e fazem parte da programação alusiva à Semana Nacional de Doação de Leite Materno.

Durante toda a manhã, foram ofertados serviços como cuidados com a beleza, esmaltação das unhas, auriculoterapia, argiloterapia, orientação de saúde bucal, distribuição de kit odontológico e uma roda de conversa sobre a importância de doar e receber leite materno.

- Publicidade -

“Falamos sobre a valorização do leite materno, pois as mães doadoras estão doando vida e as mães que recebem o leite se sentem valorizadas e acolhidas. É muito bom perceber que elas confiam no trabalho do Banco de Leite Zilda Arns e sabem que não só seus filhos estão recebendo os cuidados do Instituto Cândida Vargas, mas elas também estão sendo cuidadas”, afirmou Ana Giovana Medeiros, secretária adjunta de Saúde.

A programação da Semana Nacional de Doação de Leite Materno segue até esta sexta-feira (24), com orientações nas maternidades e Unidades de Saúde de João Pessoa sobre amamentação, incentivo ao aleitamento materno e importância da doação de leite.

Banco de Leite – O Banco de Leite Zilda Arns atende atualmente bebês prematuros internos no ICV, na Unidade de Cuidados Intermediários (UCIN), Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal e Método Canguru que estão impossibilitados de sugar o leite diretamente do seio da mãe. São utilizados cerca de 80 litros de leite por mês, totalmente destinados a alimentação dos bebês internos, prematuros, com baixo peso e que não conseguem sugar nos seios da mãe.

Como doar – Para ser doadora, é necessário entrar em contato com o Banco de Leite pelo telefone 3214-1390 ou ir pessoalmente ao ICV, que fica na Avenida Coremas, no bairro de Jaguaribe. O Banco de Leite atende de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A unidade dispõe de posto de coleta, atendimento de enfermagem para as mães que precisam de auxílio e orientações, além de um serviço de coleta domiciliar.

Doação de frascos – Também é incentivada a doação de frascos que são utilizados para a montagem dos kits de coletas. O recipiente precisa ser de vidro e com tampa de plástico, como os utilizados em embalagens de café solúvel ou maionese. 

Casa Mãe Bebê – Localizada em frente ao ICV, a Casa Mãe Bebê de João Pessoa é a primeira casa de acolhida entre todas as capitais do Nordeste em acordo com o que preconiza o Ministério da Saúde. Ela tem capacidade para receber 17 mães de bebês prematuros ou com alguma patologia que requer um cuidado especial ainda na maternidade, oferecendo a elas, fora do ambiente hospitalar, um acompanhamento médico, psicológico e de assistentes sociais, além de outros serviços oferecidos pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui