Os seis Bancos de Leite Humano da Paraíba receberão os certificados de qualidade conferidos pelo Programa Ibero-Americano, do Ministério da Saúde e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), nesta quarta-feira (09). O evento, que será realizado no auditório de Centro Formador de Recursos Humanos (Cefor-PB), a partir das 13h, faz parte da programação do mês da Segurança Alimentar e Economia Solidária. A certificação avalia os serviços nas categorias ouro, prata e bronze, de acordo com a quantidade de equipamentos, qualificação dos profissionais e o nível de qualidade dos serviços.

De acordo com a diretora do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, Thaíse Ribeiro, receberão a certificação ouro os Bancos de Leite Anita Cabral, de João Pessoa; Josefa Garcia Rolim, de Cajazeiras; Dr. Virgílio Brasileiro, que funciona no ISEA, em Campina Grande; Dra. Zilda Arns, da Maternidade Cândida Vargas, na capital, e Vilani Kehrle, da Maternidade Peregrino Filho, em Patos. Já o certificado prata será entregue ao Banco de Leite Merijane Claudino da Silva, em Guarabira.

- Publicidade -

“Este resultado positivo diante das certificações ressalta a nossa constante busca pela melhoria da qualidade dos serviços, garantindo à população um produto com qualidade assegurada. Na oportunidade, vamos reunir toda a Comissão Estadual de Bancos de Leite do Estado para analisar a programação de 2015 e as metas alcançadas, além de estabelecer estratégias de trabalho para 2016”, declarou Thaíse.

A diretora do Banco do Leite Anita Cabral comentou ainda que é gratificante perceber que a rede vem crescendo com o passar dos anos. “É um crescimento em qualidade e em quantidade. São novos postos de Coleta, novos hospitais, novas cidades, novas regiões e o que mais importa: novas crianças, mães e famílias beneficiadas. Nossa rede vem sendo considerada, ano após ano, como exemplo resolutivo e de eficiência pelos organismos e fóruns internacionais. Ao mesmo tempo, nossos profissionais se qualificam mais, aumentam os trabalhos de pesquisa científica e de desenvolvimento tecnológico, ampliando dia a dia as oportunidades de melhoria da qualidade de nossos serviços e produtos”, comemorou.

Programa Ibero-Americano – O Programa foi iniciado em 2012 e o processo de credenciamento dos bancos de leite é realizado anualmente. Em 2013, foram cadastradas três unidades da Paraíba. Em 2014 foram credenciadas todas seis.

“Conseguir cadastrar todos os bancos é uma prova de que os trabalhos realizados durante o ano seguem melhorando a qualidade do serviço e do leite oferecido à população. Nós investimos e continuaremos a investir na capacitação de profissionais de saúde e na melhoria dos equipamentos e da estrutura física das nossas unidades”, disse Thaíse.

Rede – A Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano é uma iniciativa do Ministério da Saúde e da Fiocruz, com o objetivo de promover a saúde da mulher e da criança, por meio da construção de alianças com órgãos federais, estaduais e municipais, iniciativa privada e toda sociedade, no âmbito da atuação de Bancos de Leite Humano (BLH), que têm se configurado como uma das mais importantes estratégias da política pública em favor da amamentação.

Nessa dinâmica, a Paraíba atualmente conta com seis bancos de leite humano e 22 postos de coleta, estrategicamente, implantados nas regiões do Estado. Para o suporte técnico e coordenação geral, contam com o Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral, em João Pessoa, anexo à Maternidade Frei Damião, que desde sua inauguração contribui para o fortalecimento e incentivo à prática da amamentação.

Doação – Toda mulher saudável que tem excesso de produção láctea pode ser doadora e ajudar a salvar a vida de centenas de crianças prematuras. Para doar, basta entrar em contato com o Banco de Leite Humano Anita Cabral pelo telefone 3215-6047 e esperar que uma equipe do banco entregue o kit de doação (vidros, máscara e touca) em domicílio.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui