A Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) comemorou, na tarde desta segunda-feira (21), os 80 anos de fundação do Betel, que foi homenageado com o Diploma de Honra ao Mérito. Na ocasião, foi outorgado o Título de Cidadão Pessoense ao diretor-presidente do Instituto Bíblico Betel Brasileiro (IBBB), pastor Edmundo Jordão de Vasconcelos Neto, natural de Recife (PE). A solenidade teve autoria do presidente da CMJP, vereador Durval Ferreira (PP).

Compuseram a mesa de trabalho o propositor da solenidade e o homenageado; o vereador Raoni Mendes (PDT), que secretariou a sessão; membros do IBBB: o primeiro e a segunda vice-presidentes, José Alcione Pinto e Glícia Almeida, respectivamente; o presidente do Conselho Fiscal, pastor Wellenberg Souza Andrade; o conselheiro da Assembleia Geral, reverendo José Alves e o coordenador de Comunicação, pastor Domires Reis. Também prestigiaram o evento, familiares do homenageado, servidores da Casa, pastores e diversos membros da comunidade evangélica em geral.

- Publicidade -

“É por merecimento, que nesta sessão solene, a Câmara Municipal de João Pessoa, por minha iniciativa, aprovada por unanimidade, outorga o Título de Cidadão Pessoense ao Pastor Edmundo Jordão de Vasconcelos, e concede o Diploma de Honra ao Mérito ao Instituto Bíblico Betel Brasileiro, pela comemoração dos seus 80 anos de fundação. O pastor Edmundo exerce o sagrado ofício há 31 anos. É um honrado pastor evangélico em nossa cidade e é o atual Presidente do IBBB pelo segundo mandato. Conheço o Instituto há muitos anos, quando era liderado pela saudosa e amada Missionária Lídia Almeida de Menezes. Nas ocasiões em que pude encontrá-la, percebi o quanto era valiosa a missão do Betel”, justificou o presidente da CMJP, que fez uma explanação da vida do Pastor Jordão, exaltando seu trabalho de evangelização.

Um vídeo sobre o homenageado foi apresentado com depoimentos de familiares, colaboradores e amigos. Por sua esposa, a missionária Ana Maria Dias, o pastor Edmundo é descrito como um pai amoroso, participativo, homem de caráter íntegro, de personalidade firme e sincera, zeloso com sua família e suas ovelhas. Sua mãe, Enid Malta Jordão, o descreve como um filho amoroso e cuidadoso, esposo dedicado e amável e pai amigo. Seus amigos e colaboradores o descrevem como conselheiro, zeloso e apaixonado, homem que conhece dores, sabe partilhar bênçãos, compartilhar o pão, sabe ser colo e direção, e acima de tudo, se colocar no lugar do outro, considerar e honrar o ministério que Deus lhe confiou.

O pastor Edmundo Jordão fez questão de transferir a homenagem a toda sua família e a seus colaboradores no IBBB. “Sinto-me honrado com esta homenagem, mas estendo a todos os que fizeram parte de minha jornada, em especial a minha família, que é o esteio de minha vida. A Deus pertence a honra, a glória e o poder pelos séculos e séculos. Amém”, finalizou o homenageado que fez um breve relato sobre as ações do IBBB, destacando sua missão evangelizadora nos seguintes países: Portugal, Inglaterra, Alemanha, Sérvia, Japão, Índia, Estados Unidos, África do Sul, Mocambique, Equador, Paraguai, Bolívia e Peru.

O Coral Antônio Leite da CMJP iniciou a solenidade com a execução do Hino Nacional e executou o Hino Oficial de João Pessoa. O grupo Ministério Vida enlevou a celebração entoando hinos de louvor.

Sobre o homenageado

Edmundo Jordão de Vasconcelos Neto nasceu em 23 de abril, em Recife (PE). Veio para João Pessoa, onde iniciou seus estudos teológicos no Instituto Bíblico Betel Brasileiro e em 1984 iniciou suas atividades no ministério. No Instituto foi também professor e coordenador geral das Igrejas. Evangelizou e plantou igrejas nas comunidades de Bola na Rede, Distrito Mecânico e Marés. Nos últimos 24 anos é pastor em João Pessoa, no Bairro Funcionários I e construiu o colégio do Betel, na localidade. Tem realizado trabalhos de assistência a dependentes químicos, evangelismo em presídios, hospitais, escolas e diversos bairros da Capital paraibana. Também atuou em outras igrejas: Ilhéus, na Bahia, Curionópolis e Transamazônica, no Pará, São Paulo, Capital. Implantou igrejas em cidades como Munhós, em Minas Gerais, no garimpo de Serra Pelada e na Serra dos Carajás, Sul do Pará.

Betel nasce em Patos, no interior da Paraíba

O Betel Brasileiro nasceu do Instituto Bíblico Betel, fundado em 1934 na cidade de Patos, no Sertão paraibano, pela Missão União Evangélica Sul-Americana (UESA) e dirigido pela missionária canadense Nellie Ernestine Horne. Em 1940, o Instituto Bíblico Betel se estabeleceu em João Pessoa (PB), e após nove anos iniciou a construção da sua sede própria, no Bairro Cruz das Armas. Em 22 de dezembro de 1968, passou a ser liderado pela professora Lídia Almeida de Menezes, sendo denominado Instituto Bíblico Betel Brasileiro, tornando-se uma entidade civil, religiosa, educacional e interdenominacional. O Instituto se dedica à formação de vocacionados para atuar em atividades pastorais, missionárias e assistenciais.

Secom-CMJP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui