Através de uma ação integrada, a Escola do Legislativo da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) e a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) lançaram, na manhã desta terça-feira (5), a Rede Intelicidades, que visa a propor soluções para os problemas da Capital através de ferramentas tecnológicas. ‘Cidade inteligente: o espaço urbano recriado a partir da conexão entre pessoas e informação’ foi o tema da palestra de lançamento do projeto, proferida pelo professor Guido Lemos, no Auditório Fernando Milanez (no Anexo II da CMJP).

“O objetivo deste projeto é promover debates no meio acadêmico com vistas a buscar soluções inteligentes para os graves e grandes problemas da cidade de João Pessoa, em uma perspectiva sustentável, baseada em tecnologia, criatividade e inovação”, explicou o presidente da Escola do Legislativo, Paulo Eduardo de Sá Barreto.

- Publicidade -

O vereador Lucas de Brito (Livres), que preside a Frente Parlamentar João Pessoa Sustentável, ressaltou que essa é uma bandeira [Cidades Inteligentes] que a Câmara já vem hasteando há algum tempo. “Precisamos pensar a Capital paraibana do ponto de vista de torná-la sustentável e de incorporar na gestão pública a tecnologia, em busca de soluções concretas para os problemas da cidade que têm que ser enfrentados”, defendeu.

Palestra com Guido Lemos 05-12-2017 Olenildo ) (20)

Já o professor Guido Lemos destacou que essa aproximação do Legislativo e do Executivo com a academia é bastante saudável para a cidade. “Usar o potencial e a força de trabalho da universidade para resolver problemas práticos da cidade é uma ideia bastante inteligente. Essa estratégia de investir recursos no fomento à solução de problemas próprios de João Pessoa e a consequente geração de empreendimentos que vão fornecer esses serviços [soluções], em vez de adaptar soluções prontas de outros lugares, é um excelente caminho a ser seguido”, reforçou.

“A gente tem uma cidade inteligente quando ela se comunica de forma inteligente, quando a democracia passa a ser exercida de forma digital, quando as soluções para mobilidade urbana, saúde, educação e outras políticas públicas também se comunicam com a tecnologia. Esse é um caminho sem volta. Hoje, a cidade que não se adaptar a esse novo conceito vai ficar pra trás”, comentou o vereador Thiago Lucena (PMN).

Além dos vereadores e representantes dos centros acadêmicos da UFPB, participaram do lançamento representantes das Secretarias Municipais de Mobilidade Urbana (Semob), Controladoria Geral (CGM) e unidade e de tecnologia da informação. “Ter a presença de gestores públicos da Prefeitura de João Pessoa (PMJP) é um passo importante para a aproximação que nós queremos viabilizar entre a sociedade civil organizada, o meio acadêmico e a gestão pública”, comemorou Lucas de Brito.

A Rede

O presidente da Escola do Legislativo ainda informou que participam da Rede Intelicidades diversos grupos de pesquisa da UFPB – das áreas de educação, economia, tecnologia, energias alternativas e renováveis e engenharias – e que as palestras e fóruns estão programadas para acontecer no próximo ano, na universidade e na Câmara. O primeiro fórum já foi agendado para 28 de fevereiro de 2018, no auditório do Centro de Tecnologia da UFPB, em horário a ser definido.

Secom-CMJP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui