Na tarde desta quarta-feira (21), a Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) realizou uma sessão especial que discutiu a criação do dia municipal do artista e do galpão artístico na capital paraibana. A discussão foi proposta pela vereadora Helena Holanda (PP) que sugeriu a celebração do ‘Dia Municipal do Artista’ na última sexta-feira de novembro e a efetivação do ‘Galpão do Artista’ na região do Centro Histórico.

O evento contou com participação da artista e professora Madalena Acioly, da jornalista Luzimar Monteiro, da integrante do Centro de Equoterapia da Paraíba Marília Leite Gonzalez, da representante da Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) Michele Almeida e a defensora pública Nazimar Araújo. Também prestigiaram o evento professores e artistas das mais diversas categorias.

- Publicidade -

“Desde o ano passado pretendemos criar um prêmio para valorizar os nossos artistas locais que deverá ser entregue anualmente por uma comissão no dia municipal do artista, que também vamos instituir com a sugestão de ser na última sexta-feira de novembro. Também estamos criando o retiro ou galpão do artista para reservar um espaço para que nossos artista possam exercer as suas mais diversas aptidões sem que precisem sempre desembolsar algum valor”, defendeu a vereadora.

Sessão Especial dia do Artista 22-03-2018 Juliana 058

A parlamentar também destacou que fazer arte não é brincadeira porque através das manifestações artísticas a sociedade pode consolidar a cultura além de criar situações de mais prazer para população. Ela ainda sugeriu que a criação do ‘Galpão do Artista’ seja efetivado no Centro Histórico de João Pessoa.

Todos que usaram da palavra replicaram o lema ‘Fazer arte não é brincadeira’ destacando a importância de se valorizar os artistas “que tanto sofrem sem atenção do Poder Público”.

“O Galpão será um espaço importantíssimo para agrupar os artista de nossa cidade. Um espaço onde não se tenha preconceito com as manifestações artísticas para fortalecer a categoria. Quando a arte se encontra e se junta ganha força e pode fazer a sociedade se movimentar”, falou Madalena Acioly.

O evento foi permeado por diversas apresentações de artistas locais. A pianista Isa Yplá e o baterista Tibério Glauco executaram o Hino Nacional. Diversas canções foram entoadas pelo coral da Fundação Helena Holanda e pela Banda Acredite, composta pelos músicos Augusto França (vocalista), Clodoaldo Pessoa (tecladista) e Tibério Glauco.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui