Três sessões solenes e uma sessão especial serão realizadas pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) na próxima semana, de acordo com a agenda prevista para o período de 28 de setembro a 2 de outubro, divulgada pelo Setor de Cerimonial da Casa. O Legislativo Municipal vai celebrar o Dia Mundial do Turismo e homenagear personalidades do setor. A Casa ainda vai homenagear o pastor Estevam Fernandes e Maria Luíza Alencar Mayer Feitosa.

Nesta semana, o Turismo será tema de duas sessões no Plenário Senador Humberto Lucena, sempre a partir das 15h. Na segunda-feira (28), será realizada uma sessão solene para outorga da Comenda Jaime Lopes a personalidades do Trade Turístico de João Pessoa. A propositura da solenidade é do vereador Lucas de Brito (DEM). Já na quarta-feira (30), o Dia do Turismo será celebrado em uma sessão especial proposta pelo vereador Bruno Farias (PPS).

Através da Frente Parlamentar de Turismo, o vereador Lucas de Brito vai homenagear os membros do Trade Turístico de João Pessoa: Cláudio José da Silva Júnior, Gílson Andrade Lira, Roberto Lucena Ramalho Brunet e Ana Lígia Costa Feliciano pelos serviços prestados no âmbito do turismo paraibano e pessoense, trazendo, assim, “desenvolvimento econômico e maior visibilidade à cidade de João Pessoa”, justificou o parlamentar.

- Publicidade -

Sobre os Homenageados

Cláudio José da Silva Júnior nasceu em Timbaúba (PE) e mora em João Pessoa desde 2005. Tem 43 anos, é jornalista, historiador e empresário. Durante seis anos, foi editor das revistas do Shopping Tambiá e da Câmara dos Dirigentes Logistas de João Pessoa (CDL-JP), sendo também, desde 2010, o idealizador e o realizador do Festival do Turismo de João Pessoa, além de editor da Revista Viagem Classe A, que pertencente ao mesmo evento.

Gílson Andrade Lira nasceu em 1º de junho de 1973, na cidade de Coremas (PB). É graduado em Comunicação Social e pós-graduado em Marketing e Recursos Humanos, ambos pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Na Prefeitura Municipal de Campina Grande (PMCG), foi coordenador de Turismo, secretário executivo do Gabinete do Prefeito e secretário de Desenvolvimento Econômico. É “coach” profissional, atuando com líderes e executivos, além de “trainer” internacional em programação neurolinguística (PNL), e também exerce o cargo de Diretor de Mercados Internacionais do Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur).

Roberto Brunet, como é mais conhecido, tem 38 anos, atua na área turística há mais de 20 anos, tendo assumido funções relevantes para o crescimento e o desenvolvimento do turismo brasileiro, em especial o paraibano. Durante sua atuação, exerceu diversas funções de destaque, como a de Gerente da Agência de Viagens (Comvitur-JP), Diretor de Receptivo e Presidente da Associação Brasileira de Agentes de Viagens da Paraíba (Abav-PB) e Diretor da Associação Nacional de Secretários (Anseditur). Atualmente é diretor proprietário da agência Brunettur Viagens e Turismo.

Lígia Feliciano, como é mais conhecida, nasceu em Campina Grande, em 21 de abril de 1957. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), é diretora-presidente das Faculdades União de Ensino Superior de Campina Grande (Unesc), da Rádio Panorâmica e de dois hospitais de sua família. Lígia foi eleita vice-governadora da Paraíba para o mandato 2015-2018.

Dia Mundial do Turismo

O Dia Mundial do Turismo é comemorado em 27 de setembro, em referência a uma das mais importantes atividades econômicas da atualidade, pertencente ao setor terciário da economia. Essa data foi oficialmente estabelecida pela Organização Mundial do Turismo (OMT), em 1980, logo após a implementação do seu estatuto. No Brasil, existe outra data comemorativa em alusão ao setor: o Dia Nacional do Turismo, celebrado em 2 de março.

De acordo com especialistas, o turismo é uma das mais importantes atividades sociais, culturais e econômicas da atualidade. Além de garantir o desenvolvimento de muitas áreas e movimentar a economia mundial, ele também promove a transformação do espaço geográfico, a valorização dos elementos históricos das diferentes regiões e a interação entre as comunidades receptoras e os grupos turísticos visitantes.

Diretora do Centro de Ciências Jurídicas da UFPB recebe homenagem na CMJP

O vereador Bruno Farias (PPS) também é o propositor de uma sessão solene, agendada para terça-feira (29), às 15h, para outorga do Título de Cidadã Pessoense à diretora do Centro de Ciências Jurídicas (CCJ) da UFPB, Maria Luíza Alencar Mayer Feitosa, “pelo seu extraordinário valor e pelos relevantes serviços prestados à cidade de João Pessoa”, comentou o parlamentar.

A homenageada possui graduação em História e Direito pela Universidade Federal Paraíba (UFPB); mestrado em Ciências Jurídicas (UFPB); doutorado em Ciências Jurídico Econômicas (Universidade de Coimbra, Portugal) e pós-doutorado em Direito, Estado e Sociedade pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora associada IV do CCJ da UFPB, Centro no qual exerce atualmente o cargo de diretora, e docente permanente do Programa em Pós-Graduação em Ciências Jurídicas (PPGCJ-UFPB).

Secom-CMJP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui