Dentro da programação da campanha Outubro Rosa, de prevenção ao câncer de mama, o Hemocentro da Paraíba inicia nesta segunda-feira (5), às 9h, a Campanha de Doação Feminina, com o objetivo de aumentar o percentual de mulheres doadoras e esclarecer sobre os mitos da doação de sangue. Durante a abertura, que ocorrerá na sede do Hemocentro, na Avenida Pedro II, na Capital, serão ofertadas atividades de ginástica laboral, dinâmicas, sorteio de brindes e lanche especial. A Campanha de Doação Feminina acontecerá até o dia 31 de outubro, acompanhando a programação do Outubro Rosa.

“O Hemocentro recebe, em média, 200 doadores e desse total, somente cerca de 23% é do sexo feminino. Esse percentual está abaixo da meta proposta pelo Ministério da Saúde a todos os Hemocentros do país, que é de 30%”, explicou a diretora geral do Hemocentro, Sandra Sobreira.

- Publicidade -

A campanha Outubro Rosa é uma importante ação mundial, que dá visibilidade à luta contra o câncer de mama, chamando atenção para a seriedade dos cuidados preventivos. O Hemocentro se mobiliza para aderir a essa ação, lembrando também da importância da saúde das mulheres para a doação de sangue.

“Apenas a gestação e o primeiro ano da amamentação impedem a doação em mulheres. O intervalo para cada doação é de dois meses para o homem e três meses para a mulher”, explicou a chefe do Núcleo de Ações Estratégicas do Hemocentro, Divane Cabral, adiantando que as ações serão intensificadas para este público, durante todo mês de outubro, sensibilizando e incentivando as mulheres  para serem doadoras.

Coleta externa – Durante o mês de outubro, o Hemocentro da Paraíba promoverá várias coletas externas onde as mulheres poderão comparecer para fazer suas doações e ajudar a salvar vidas. No entanto, as doações externas estarão abertas para receber homens e mulheres.

Nessa quinta-feira (1º), a coleta foi realizada no Colégio Polígono, das 8h às 13h. No mesmo horário, será feita a coleta externa no bairro do Rangel, na Praça da Amizade, nesta sexta-feira (2).

No horário das 8h às 17h, as coletas serão realizadas no bairro de Tambaú, na Paróquia Santo Antonio, neste sábado (3); na quarta-feira (7), no Senai, no Distrito Industrial; no próximo dia 10, em Camalaú, Cabedelo; no dia 13, no Mangabeira Shopping; dia 14, na Escola João Roberto; dia 17, na Igreja Presbiteriana, no Cristo; no dia 20, no Mangabeira Shopping; no dia 26, no Hospital Geral de Mamanguape e no dia 28, na reitoria do Campus I, da UFPB, em João Pessoa.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui