Acantora e compositora Bixarte e o ator paraibano Thardelly Lima são os convidados desta semana do projeto ‘Entrevista Funesc’. O bate-papo ao vivo acontece em formato de live, no Instagram da Funesc, nesta sexta-feira (15), às 19h, e será comandado pelo jornalista Jãmarrí Nogueira.

Bixarte nasceu em Santa Rita, na Região Metropolitana de João Pessoa. É poetisa, escritora, atriz e rapper e, apesar de bem jovem, já é uma das maiores expoentes do rap paraibano. Foi bicampeã estadual do Slam Parahyba e finalista do Slam Brasil, campeonato nacional de poesia falada. Em 2019, lançou o EP ‘Revolução’ e o álbum musical ‘Faces’, ambos realizados pelo estúdio BBS (Daniel ‘Big Jesi’).

- Publicidade -

Em seu trabalho, Bixarte parte da condição de trans não binária e negra e fala sobre linhas problemáticas diversas, como racismo estrutural, gordofobia, discursos de ódio, situação dos LGBTQI+, periféricos e todas as formas de preconceito e opressão, sejam de classe, raça ou gênero. Ao lado de A Fúria Negra, ela foi a primeira colocada do III Festival de Música da Paraíba, com a música “Cê não faz”.

Thardelly Lima é licenciado em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), onde também concluiu Especialização em Representação Teatral, em 2009. Em 2018, tornou-se mestre em Teatro pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Em seu currículo estão os filmes Bacurau, Divino Amor, Serial Kelly, O Paterno, Desvio, Rafaméia, Beiço de Estrada, Curral, Salamandra, Delegando e Animais na Pista. Thardelly atuou ainda em duas novelas da Globo: Amor de Mãe e Quanto Mais Vida Melhor.

O ator ganhou projeção nacional após atuar no filme “Bacurau” (2019), de Kleber Mendonça Filho, no qual interpretou o personagem Tony Junior, o prefeito do fictício município Bacurau. O filme, que recebeu mais de 30 indicações para prêmios, já venceu como melhor filme nos Festivais de Munique, Lima e Montreal, recebeu premiações no Troféu APCA, Neuchâtel International Fantastic Film, Grande Prêmio do Cinema Brasileiro e melhor filme estrangeiro no Online Film Critics Society Awards.

O ‘Funesc Entrevista’ faz parte da série de ações do Funesc na Rede, que tem disponibilizado através da TV Funesc (no YouTube: funescpbgov), das redes sociais da Fundação e também através da Rádio Tabajara FM (105,5) shows, entrevistas, debates, reportagens, performances e oficinas.

Serviço:

ENTREVISTA FUNESC

Sexta-feira, 15/01, às 19h

Convidados: Bixarte (cantora e compositora) e Thardelly Lima (ator)

Entrevistador: Jãmarrí Nogueira

Local: Instagram da Funesc (@funescgovpb)

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui