O Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Gutemberg Botelho vai realizar, nesta quarta-feira (23), uma ação envolvendo arte e cultura com teatro, música, debate e exposição de pintura. A atividade alusiva ao Dia Mundial da Saúde Mental vai acontecer a partir das 15h no Centro Cultural Espaço Mundo, localizado na Praça Antenor Navarro.

Com o título ‘Minha Loucura em Liberdade’, a programação será iniciada com a exposição de projetos desenvolvidos pelos usuários nas oficinas de arte e produção literária, seguida de um debate sobre a atual situação da saúde mental no estado e no país. A partir das 17h, usuários do serviço apresentarão um esquete teatral. Para encerrar as atividades, às 18h, haverá o show do grupo Forró de Chá Preto.

- Publicidade -

Para a diretora do Caps Gutemberg Botelho, Sandra Carvalho, é necessário levar para a sociedade a discussão acerca da saúde mental. “Estamos chamando a sociedade em geral para conversar sobre o tema e vamos fazer isso através da expressão artística”, disse.

Ela ainda destaca o trabalho desenvolvido pela Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) na área de saúde mental. “Atualmente, na Capital, temos uma rede de atenção psicossocial bem consolidada e os usuários estão sendo tratados com dignidade e respeito”, comentou Sandra.

Serviço – O Caps Gutemberg Botelho atende usuários com transtornos mentais graves e persistentes. Os diagnósticos mais comuns são de esquizofrenia e transtorno afetivo bipolar.  O serviço é de porta aberta, sem necessidade de encaminhamento, e funciona 24h.

Os atendimentos incluem consultas com psiquiatra, psicoterapia, consulta de enfermagem, disponibilização de até cinco refeições por dia (conforme a frequência), administração de medicamentos, atividades de educação física, oficinas artísticas e atividades terapêuticas sobre atualidades.

A Rede de Atenção Psicossocial de João Pessoa é composta por quatro Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Pronto Atendimento em Saúde Mental (PASM), Unidade de Acolhimento Infantil, Residências Terapêuticas e leitos em hospital geral.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui