O Centro Cultural Ariano Suassuna (CCAS), do Tribunal de Contas da Paraíba, abrigará sábado (7), a partir das 18 h, um evento de cores, letras e sons. Trata-se de mais um da sequência de projetos que, destinados ao público, reúne, em um só momento, várias vertentes das artes e da cultura paraibanas.

Inserido na grade anual de programas culturais, o da próxima sexta-feira também homenageará os profissionais de imprensa a propósito do transcurso do Dia do Jornalista. Haverá, na ocasião, apresentações musicais, lançamentos de livros e exposição de artes plásticas.

- Publicidade -

“Seguimos o calendário elaborado em consonância com o Planejamento Estratégico que tem normas definidas e acompanhadas pelo presidente do Tribunal, conselheiro André Carlo Torres Pontes”, explica o diretor do CCAS Flávio Sátiro Filho. Ele se refere, especificamente, à Lei 10.465/15 e à Resolução 001/2018, do Conselho deliberativo do Centro Cultural do TCE.

O programa do próximo sábado começará com o lançamento do livro “A União – Escola de Jornalismo”, coletânea organizada pelo jornalista Josélio Carneiro com depoimentos de 120 profissionais que atuaram, ou ainda atuam, no Jornal centenário. Quarto diário mais antigo em circulação na América Latina, “A União” deve sua existência de ininterruptos 125 anos (desde 2 de fevereiro de 1893) ao então presidente da Paraíba Álvaro Machado.

O livro contém, em meio a outros, textos dos jornalistas Biu Ramos, Gonzaga Rodrigues, Martinho Moreira Franco, Agnaldo Almeida, Carlos Romero, Walter Galvão, Naná Garcez, José Carlos dos Anjos, Wellington Farias, Frutuoso Chaves e Fábia Carolino (esses dois integrantes do quadro de servidores do TCE), além de alunos dos Cursos de Jornalismo da UFPB e da Faculdade Maurício de Nassau.

Poesia e cantoria – Na sequência, o poeta cantador Oliveira de Panelas lançará seu 18º  livro, intitulado “NÓS”, e contemplará a plateia, ao lado de amigos, com a improvisação de versos, os famosos repentes, essa forma sempre cativante e surpreendente de manifestação da poesia popular nordestina.

O livro “NÓS, com 303 páginas, tem prefácio de Leonardo Boff, capa assinada por Marco Di Aurélio e orelhas com textos de Luciano Nascimento Silva. O poeta José de Souza Silva, que escreve a contracapa, fará a apresentação da obra enfeixada pelo autor com uma “Carta da Terra à Humanidade”. Em 2017, Oliveira de Panelas lançou, também no CCAS, o livro “Cintilâncias”.

Música e Artes – A noite ainda contará com apresentação da jovem cantora Jailma Santos, de 23 anos, que tem Mestrado em Jornalismo pela UFPB. Em 2013, ela participou, nos Estados Unidos, do Programa Jovens Embaixadores, um intercâmbio cultural de três semanas com escolas da Rede Estadual de Ensino. Sexta-feira, no CCAS, Jailma se apresentará ao lado de sua banda, com repertório da MPB (Música Popular Brasileira).

 O programa, depois disso, acontecerá no Salão de Exposições com autógrafos e abertura da Exposição Karina Monteiro (de artes plásticas). Pessoense, nascida no final dos anos de 1960, Karina, sempre inclinada às artes, também estudou arquitetura e exerceu atividade empresarial, neste caso, durante trinta anos.

A vida, então agitada e intensa, teve que dar lugar a algo mais tranquilo e prazeroso. Assim voltou-se, inteiramente, para o universo das artes plásticas, assim enriquecida por seus quadros de cores marcantes.

 

Ascom/TCE-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui