O Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses deve vacinar 65 mil cães e gatos durante a campanha nacional de vacinação contra raiva este ano. A campanha já começou e o ‘Dia D’ está marcado para 28 de novembro, quando mais 200 postos de vacinação serão disponibilizados em todos os bairros.

O gerente do Centro de Vigilância Ambiental e Zoonoses de João Pessoa, Nilton Guedes, explica que a quantidade de postos foi pensada para facilitará o acesso da população, sobretudo dos bairros mais afastados do Centro ou com acesso mais difícil.

- Publicidade -

Ainda de acordo com Nilton Guedes, mesmo animais que já foram vacinados em anos anteriores devem tomar uma nova dose, pois a vacina antirrábica garante a imunidade do bicho por apenas um ano. Se o animal já possuir cartão de vacinação, a orientação é apresentá-lo no local de imunização. Animais sob o cuidado de ONGs serão vacinados de acordo com um calendário diferenciado.

A doença – A raiva pode ser transmitida para seres humanos a partir da saliva de animais infectados, geralmente por uma mordida. Uma vez que uma pessoa começa a exibir sinais e sintomas da raiva, a doença é quase sempre fatal. O vírus viaja até o cérebro, onde causa inchaço ou inflamação.

O animal contaminado apresenta mudanças de comportamento, dilatação das pupilas, aumento da salivação, mordidas no ar e latidos mais agudos do que o normal, além de mudanças na forma de andar natural, com contrações musculares faciais e corpo mais rígido.

A vacina antirrábica está disponível durante todo o ano no Centro de Zoonoses, localizado na Rua Walfredo Macedo Brandão – s/n – Jardim Cidade Universitária. O telefone para contato é o (83) 3218-9357.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui