O Governo do Estado, por meio da Controladoria Geral do Estado (CGE), está se adequando às Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público (International Public Sector Accounting Standards – Ipsas).

Durante os dias 16, 17, 19 e 20 de abril, a CGE realizou capacitação, no auditório do Hotel Litoral Cabo Branco, para 30 técnicos da Controladoria e contadores do órgão, com o objetivo de apresentar as mudanças e benefícios que a Contabilidade Pública recebeu a partir da adoção das Normas Internacionais de Contabilidade para o Setor Público.

- Publicidade -

A capacitação foi ministrada pelo contador, especialista em contabilidade pública, Diogo Duarte, que abordou as alterações na Contabilidade Pública sob o enfoque Patrimonial.

Segundo a contadora geral do estado, Cláudia Toscano, diante das mudanças constantes na Contabilidade Pública para adequação das Ipsas, que são traduzidas para as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público (NBCTs), é essencial que os profissionais envolvidos na Contadoria participem de cursos de atualização. “O momento foi de grande aprendizado, com lançamentos práticos que facilitou o entendimento do assunto”, pontuou a contadora.

As Normas Internacionais de Contabilidade Aplicadas ao Setor Público estão em processo de implementação no Brasil. O prazo para a convergência aos padrões internacionais segue o Plano de Implantação da Portaria STN n° 548/2015, que estabelece a adoção de forma gradual até 2024, na União, nos estados, no Distrito Federal e em todos os municípios.

Toda capacitação em Contabilidade Pública foi financiada com recursos do Programa de Apoio à Gestão e Integração dos Fiscos no Brasil – Profisco/ Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui