Após solicitar a ampliação de leitos em UTI nos hospitais municipais e a implantação de cinco usinas de produção de oxigênio, o prefeito Cícero Lucena reuniu, na manhã desta quarta-feira (3), a equipe que integra o Comitê de Combate à Covid-19 da Prefeitura de João Pessoa para avaliar a situação da pandemia na Capital e traçar novas estratégias para o enfrentamento à doença na cidade. A reunião aconteceu na sede da Secretaria Municipal de Saúde e também contou com a participação do vice-prefeito, Leo Bezerra.

Durante a reunião foram debatidos pontos importantes no combate ao novo coronavírus, como a abertura de novos leitos e aquisição de insumos, mais testes para detecção da doença e o plano de vacinação, ampliando o acesso da população ainda neste mês de março.

- Publicidade -

“Nessa reunião pudemos fazer uma avaliação do quadro em que nos encontramos, com base nas informações dos índices de ocupação de leitos, bem como traçar os próximos passos, discutindo o processo de ampliação do atendimento com implantação de novas UTIs e enfermarias. Ainda vimos os procedimentos que serão adotados pelas Unidades de Saúde e UPAs, no sentido de atendimento e realização de testes e seus devidos encaminhamentos com todos os protocolos que precisam ser adotados, inclusive procurando fazer uma unificação no modo de proceder. Também discutimos o plano de vacinação para adotarmos a forma mais ágil para atender a população”, destacou o prefeito.

O secretário de Saúde do Município, Fábio Rocha, afirmou que toda a equipe não tem medido esforços para que os serviços sejam ampliados e prestados da melhor forma possível. Da parte do gestão, a estrutura física e equipamentos têm sido garantidos, porém, ele explica que não é fácil realizar as ampliações por limitações de pessoal especializado no atendimento. “Empenhamos nossas energias para oferecer o melhor, e para que não faltem leitos e a vacina chegue logo. Mas, volto a reforçar, tem de haver a ajuda das pessoas na prevenção”, comenta.

Leitos – Atualmente, a Grande João Pessoa conta com 164 leitos de UTI para pacientes de Covid-19, sendo 119 apenas na rede da Capital, incluindo os hospitais Prontovida, Santa Isabel e Valentina. Com a abertura dos novos leitos, solicitados na última segunda-feira (1°) pelo prefeito Cícero Lucena ao Ministério da Saúde, a rede municipal deverá contar com 125 leitos de UTI nos próximos dias.

Vacina – Já foram recebidas 34.177 doses da vacina para aplicação da primeira dose e 16.547 doses para a aplicação da segunda dose. Ao todo, 31.180 pessoenses já foram vacinados contra a Covid-19.

Com a chegada de novas doses, a Capital aguarda a confirmação do volume destinado à cidade para a definição de medidas mais ágeis e definição de novos públicos para a imunização. O novo quantitativo de doses deverá permitir com que a vacinação alcance o público a partir dos 60 anos de idade.

Testagem – A Prefeitura segue ampliando também o diagnóstico sobre a doença na população, com a realização dos testes RT-PCR/Swab e testes rápidos em 30 unidades de saúde da família (USF) distribuídas pela cidade e nos dois Centros de Testagem para Covid, inaugurados no início da semana, nas escolas municipais Zumbi dos Palmares, em Mangabeira, e Seráfico da Nóbrega, em Manaíra. Até o momento já foram realizados mais de mil testes nos dois Centros.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui