O governador Ricardo Coutinho participou, na noite dessa quarta-feira (27), no Espaço Cultural José Lins do Rego, da quinta edição do Pense – Ciclo de Debates Contemporâneos da Paraíba. Desta vez, a palestra teve como tema “Avanços e intervenções da cidadania para a refundação democrática da política”, ministrada pelo jornalista e escritor Frei Betto.

Durante a palestra, Frei Betto debateu sobre as desigualdades sociais e profundidades das crises política, societária e civilizatória. Ainda refletiu sobre a transformação do sistema político e sua liberação da tutela do poder econômico, a função social estratégica das políticas públicas, a radicalização da cidadania sob a ótica da requalificação democrática da política, além de enfatizar a “tríade virtuosa da cidadania”, sendo componentes desta a pluralidade, diversidade e democracia.

- Publicidade -

Para Frei Betto, o Pense é uma ferramenta importante na construção de um pensamento democrático e na reafirmação da necessidade que todo e qualquer Estado em ter, de maneira ativa, a participação popular, em uma tentativa de quebrar alienações geradas por informações manipuladas por pequenos nichos sociais.

“Eu acho um projeto como este importante e parabenizo o Governo do Estado por realizá-lo. Quem dera se os demais governos fizessem isso”, refletiu Frei Betto.

A palestra foi mediada pela escritora Maria Valéria Rezende, que fez uma apresentação nostálgica, relembrando os tempos de convivência ativista com Frei Betto, em tempos de ditadura militar, e também parabenizou a iniciativa do Governo do Estado em promover o Ciclo de Debates Contemporâneos da Paraíba.

“Não é comum ver esse tipo de projeto feito pelo poder público e parabenizo o Governo por isso. Não quis abordar a produção literária de Frei Betto por entender que qualquer pessoa tem acesso a isso de várias maneiras pela internet. Destaquei mais em mostrar nossos momentos de militância”, declarou.

O ciclo Pense é realizado desde julho e vai até dezembro deste ano, com uma ou duas palestras mensais. Os próximos debatedores confirmados são o professor e pesquisador Jessé de Souza, no dia 11 de outubro, e o diplomata e ex-ministro das Relações Exteriores, Celso Amorim, no dia 30 de outubro.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui