projeto Circulandô, do Centro Estadual de Arte (Cearte), estará na cidade de Ingá nos dias 14 e 15 de setembro com sete oficinas de arte nas áreas de Dança, Música, Audiovisual, Teatro e Artes Visuais. Também será feita a exibição de filmes em curta metragem na Praça Central da cidade. O Circulandô existe desde 2013 e esta será a sua 25edição.

O Circulandô tem como objetivo reciclar os conteúdos de arte dos professores e multiplicadores atendidos e iniciar os alunos nas linguagens artísticas oferecidas. O projeto funciona como uma extensão do Cearte.

- Publicidade -

Nesta edição, serão oferecidas 137 vagas para oficinas que ocorrerão no sábado e domingo, sempre das 8h às 12h. As vagas serão divididas aulas para Cinema de Bolso, Danças Urbanas, O Espaço do Ator na Interpretação do Cordel, Canto Nação Cariri, Danças Populares, Prática de Preparação Para o Ator e Fotografia com Smartphone. As oficinas serão realizadas na escola ECI EEM Luiz Gonzaga Burity.

As inscrições podem ser feitas na própria escola, onde serão realizadas as oficinas, que fica na rua Duque de Caxias, 54, ou na Secretaria de Educação do município até esta sexta-feira (13), das 8h às 11h e 14h às 17h. O público atendido será de crianças a partir de 7 anos, adolescentes, jovens e adultos.

Cinema na praça

Já o Cine Circulandô ocorrerá no sábado (14), às 19h, na Praça Vila do Imperador, em frente à Igreja Matriz, em sessão gratuita. Em Ingá o projeto de exibição apresentará cinco curtas-metragens, dois deles inéditos no estado.

A programação inclui três produções inéditas no estado: “Fantasia de índio” (PE, 2018), de Manuela Andrade; “Baile” (SC, 2019), de Cíntia Domit Bittar; e ainda “Odete”, coprodução Ceará – Minas Gerais, estrelada por Verônica Cavalcanti, professora do Cearte que estará presente na sessão.

Completam a programação dois curtas paraibanos – “Seiva” e “O grande amor de um lobo” (recém-premiado no Cine Ceará); e a produção goiana “O Violeiro Fantasma”, “uma das mais criativas animações realizadas nos últimos anos”, segundo o crítico André Dib.

Sobre o Cine Circulandô

O projeto de exibição é voltado para a formação de público de cinema no estado da Paraíba e é o único projeto de exibição permanente de curtas em atividade no estado. Uma de suas funções é incluir o interior do estado no circuito de exibição independente, principalmente em cidades que não contam com festivais e salas de cinema.

Nesta perspectiva, o encontro do público com os filmes feitos no próprio estado e em outras regiões do país é pensado a partir de programas exclusivos e específicos, em critérios que valorizem os filmes, o público e as características de cada cidade. Vale ressaltar que apenas nos últimos dois anos, o Cine Circulandô apresentou cerca de 50 filmes, parte deles inédita no estado, entre eles o curta paraibano “A ética das hienas”, recém-premiado no Festival de Gramado. A estimativa de público é de 1200 pessoas, desde o início do projeto.

Serviço:

CIRCULANDÔ edição INGÁ

14 e 15 de setembro

HORA: de 08:00 às 12:00 – Oficinas, de 19:00 às 21:00 – Exibição de filmes

LOCAL: As oficinas ocorreram nos dias 14 e 15 de setembro das 8h às 12h na escola ECI EEM Luiz Gonzaga Burity. As sessões de cinema ocorreram no dia 14 de setembro na Praça central.

INSCRIÇÕES: Rua Duque de Caxias n° 54 na ECI EEM Luiz Gonzaga Burity e na Secretaria de Educação, de segunda à sexta das 8h às 11h e 14h às 17h.

OFICINAS:

CINEMA DE BOLSO, com Rodrigo Quirino, idade livre – 20 vagas |

DANÇAS URBANAS, com Vant Vaz, para adolescentes, pré-adolescentes acima de 10 anos – 25 vagas |

O ESPAÇO DO ATOR NA INTERPRETAÇÃO DO CORDEL, com Bento Júnior, a partir de 7 anos – 20 vagas |

CANTO NAÇÃO CARIRI, com Hildemburgo, a partir de 10 anos – 15 vagas

DANÇAS POPULARES, com Luciana Portela, a partir de 16 anos – 20 vagas |

PRÁTICA DE PREPARAÇÃO PARA O ATOR, com Verônica, a partir de 15 anos – 20 vagas |

FOTOGRAFIA COM SMARTPHONE, com Allan Luna, a partir dos 16 anos – 20 vagas.

 

CINE CIRCULANDÔ – INGÁ

Sinopses dos filmes

Duração total: 78 minutos

 

O Violeiro Fantasma (GO, 7’, fic, cor, HD, 2017), de Wesley Rodrigues

Sinopse: Com o som de sua viola, um misterioso violeiro apresenta um sertão mágico e psicodélico através de sua cantoria. Baseado na composição Martelo Agalopado (improviso), de Diniz Vitorino e Silveira.

 

O Grande Amor de um Lobo (PB/RN, 12’, fic, cor, HD, 2019), Kennel Rógis e Adrianderson Barbosa

Sinopse: na busca pelo verdadeiro amor um jovem faz da realidade seu próprio filme.

 

Odete (CE/MG, 16’, fic, cor, HD, 2012), de Clarissa Campolina, Ivo Lopes de Araújo e Luiz Pretti

Sinopse: Odete está presa entre o passado e o futuro. Ela sai em viagem, mas continua imóvel. Ela encara o abismo e se pergunta se sairá viva.

 

Baile (SC, 18’, fic, cor, HD, 2019), de Cíntia Domit Bittar

Sinopse: Há dias que nos amadurecem mais. Andréa tem só dez anos e talvez ainda não perceba que seu dia foi assim.

 

Fantasia de Índio (PE, 18’, doc, cor, HD, 2018), de Manuela Andrade

Sinopse: Desde criança, ouvia a minha mãe falar da minha ascendência indígena. Há duas décadas meu tio materno foi ao encontro dos Xukurus à procura desse passado. Resolvi dar continuidade a essa busca.

 

Seiva (PB, 7’, fic, cor, HD, 2019), de Ramon Batista

Sinopse: entre a contemplação e o alerta para trazer luz a seiva essencial da vida, a água. Recurso finito e fundamental.

 

MAIS INFORMAÇÕES:

CEARTE – CENTRO HISTÓRICO

Grupo Escolar Thomaz Mindello

Praça Aristides Lobo, 129 – Centro

João Pessoa / PB

Fone: (83) 3214 2923

E-mail: comunicaçã[email protected]

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui