Toda a comunidade maçônica foi homenageada pela Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), em sessão especial, na tarde desta quinta-feira (18). A celebração ocorreu em alusão ao Dia do Maçom, comemorado em 20 de agosto. Na oportunidade, receberam a Cidadania Pessoense o presidente da Confederação Maçônica do Brasil (Comab), João Krainski Neto, e o Grão Mestre do Grande Oriente Independente no Rio Grande do Norte (RN), Antônio de Brito Dantas.

“É uma honra reunir nossos irmãos para celebrarmos a ordem maçônica, de tanto valor para nossa sociedade. Lembro que o exercício de meu mandato popular se inspira nos pilares da maçonaria, ou seja, nos ideias de igualdade, fraternidade, liberdade e na caridade. Parabenizo os nossos mais novos dois irmãos pessoenses pelos extraordinários serviços que prestaram à maçonaria de João Pessoa”, destacou o propositor do evento e da entrega das honrarias, vereador Sérgio da SAC (SD).

- Publicidade -
_DSC3073
João Krainski Neto é natural de Agudos do Sul (PR) e recebeu a Cidadania Pessoense.

Em seu discurso, João Krainski Neto revelou que o Título ganhado também é fruto da amizade, cordialidade e amor fraternal construído com a comunidade maçônica da Paraíba. Sua fala deu espaço para lembrar dos valores morais e científicos que a maçonaria lhe ensinou, além de criticar a corrupção no Brasil, em especial, nos setores públicos e políticos do País.

“A representação simbólica deste Título vai mais além de um simples ato. Essa honraria também vai se refletir em Curitiba (PR), o que para nós é uma honra enorme. Fica o nosso respeito e consideração por esta Casa, seu presidente, Durval Ferreira (PP), e por João Pessoa. A maçonaria sempre lutará pelas causas justas que trarão benefícios à nação brasileira”, frisou João Krainski Neto.

_DSC3088
Antônio de Brito Dantas é natural de Jardim do Seridó (RN) e recebeu de Sérgio da SAC (SD) o Título de Cidadão Pessoense.

“Saúdo a todos pelo Dia do Maçom. Desejo que continuemos a nossa luta e jornada. Agradeço pela homenagem e pela honra que a CMJP me dá em receber esse Título de Cidadão Pessoense. Nesta honraria está o nome de Armando de Lima Fagundes, que há um ano passou para o oriente eterno, e de Ticiano Duarte, duas figuras que foram baluarte na fundação do Grande Oriente da Paraíba. Muito obrigado”, frisou Antônio de Brito Dantas.

Perfil dos homenageados

O presidente da Confederação Maçônica do Brasil, João Krainski Neto, é natural de Agudos do Sul (PR). Foi policial militar e chegou à patente de tenente-coronel. Iniciou-se na maçonaria em Curitiba (PR), onde alcançou o grau 33 e já ocupou o cargo de Grão Mestre da loja do Paraná.

Nascido em 22 de julho de 1948, o Grão Mestre do Grande Oriente Independente no Rio Grande do Norte (RN), Antônio de Brito Dantas, é natural de Jardim do Seridó (RN). Graduou-se em Direito, na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), e exerce a advogacia. Iniciou-se na Ordem em 7 de setembro de 1985, e já ocupou o cargo de Venerável Mestre por dois mandatos, entre outros cargos que exerceu na maçonaria em seu Estado natal.

_DSC3011
Presentes renderam homenagens aos novos cidadãos pessoenses e à comunidade maçônica.

Durante a cerimônia, vários presentes tiveram direito à fala, prestando homenagens aos novos cidadãos pessoenses e à comunidade maçônica. Compuseram a mesa dos trabalhos o presidente da Associação dos Maçons da Paraíba (PB), Sebastião Nascimento; o Grão Mestre do Grande Oriente da PB, Onildo Silva Almeida Filho; o Grão Mestre adjunto do Grande Oriente da PB, Manoel Wellington; o presidente da Soberana Assembleia da PB, Zulomar Ferreira; o secretário de gabinete da loja do Grande Oriente da PB, Aroaldo Sorrentino Maia; o Grão Oriente do Brasil representante da Associação dos Maçons do Estado da Paraíba, Antônio Almeida; além dos deputados estaduais da Paraíba Janduhy Carneiro (PTN) e Raniery Paulino (PMDB).

Secom-CMJP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui