Comissão de Desenvolvimento discute Mudanças Climáticas e Energias Renováveis na PB

A Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), em parceria com o Comitê de Energias Renováveis do Semiárido, realizará, na próxima terça-feira (13), o Seminário “Mudanças Climáticas e Políticas Públicas para Fontes Renováveis de Energias”. Com o objetivo de debater políticas públicas essenciais para disseminar o uso sustentável das energias renováveis (sol, vento e biomassa), o evento terá início às 08h30, no Auditório 1 do Espaço Cultural José Lins do Rego, na Capital paraibana.

Durante a Sessão desta terça-feira (6), o presidente da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da ALPB, deputado Jeová Campos, convidou todos parlamentares para o evento e destacou a importância do tema que será debatido. “Vários cientistas e professores, do país inteiro, estarão fazendo um debate que o mundo inteiro reclama, sobre energias renováveis, energias limpas, energias não poluentes, energias que de fato ajudem a natureza a sobreviver. Nós precisamos neste instante ressaltar a importância do evento, então, fica o convite a quem pensa como eu, que é preciso encontrar uma nova forma de caminhar no tratamento com o meio ambiente”, disse o presidente.

O deputado Bruno Cunha Lima respondeu o convite de Jeová se colocando a disposição para o debate e afirmou que se trata de um assunto da mais elevada importância, especialmente, para a região Nordeste que tem duas matrizes energéticas limpas, renováveis e abundantes, o vento e a luz do sol. “A principal matriz energética do país é, e ainda será por muito tempo, a matriz energética hidráulica. Aqui no Nordeste a nossa realidade é contraproducente em relação a isso, uma vez que no Nordeste nós temos água de forma escassa, para a grande maioria do território nordestino, e em contra partida nós temos outras duas matrizes que são limpas, renováveis e abundantes no Nordeste como o vento e a luz do sol. Então, eu fico feliz e quero me unir a esta pauta com Vossa Excelência, e dizer que estou à disposição para contribuir com o debate. Faço questão de discutir isso porque as novas gerações da política precisam debater assuntos da mais elevada importância”, explicou Bruno.

06.03.18_6a sessao ordinaria_renato gadelha (179)Para o vice-presidente da Comissão de Desenvolvimento, Turismo e Meio Ambiente da ALPB, deputado Renato Gadelha, o Seminário mostrará que a Paraíba está solidária na busca pelas novas matrizes energéticas. “Nós vamos viver um período de abundância de energias renováveis, através de energia fotovoltaica, energia solar, energia eólica e energia de biomassas. E nós temos que intensificar este discurso, porque é a forma da Paraíba sair da dependência da energia fóssil, que hoje atende a 100% da nossa demanda. Esse evento, que vai acontecer na próxima terça-feira, é muito importante e espero que as pessoas tomem conhecimento e compareçam ao evento para dar apoio e mostrar que a Paraíba está solidária em busca das novas matrizes energéticas, procurando o desenvolvimento que a Paraíba tanto merece”, acrescentou o deputado.

Agência de Notícias – ALPB

Paulo de Pádua

Paulo de Pádua Vasconcelos é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem especialização em Assessoria de Imprensa, no Curso de Comunicação Social, concluído pela FESP. Trabalhou, como repórter, em vários portais do Estado, a exemplo do WSCOM e ParlamentoPB, no BLOG de Luís Torres, por um determinado período, e também foi repórter dos cadernos de cidade, policial e política dos Jornais A UNIÃO e do extinto O NORTE. Além disso, foi coordenador de Comunicação Social e depois coordenador do Portal da Câmara Municipal de João Pessoa. Atualmente exerce a função de assessor de imprensa da Presidência da Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *