A Comissão de Saúde, Saneamento, Assistência Social, Segurança Alimentar e Nutricional da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) aprovou, nesta quarta-feira (04), o Projeto de Lei 1.268/2017, de autoria do deputado Ricardo Barbosa, que cria o Programa de Conscientização e Esclarecimento sobre a Importância da Vacinação Contra o Vírus HPV – Papiloma Vírus Humano, nas escolas da rede pública estadual e privada no Estado da Paraíba.

O presidente da Comissão, deputado Antônio Mineral, ressaltou a relevância do projeto para a divulgação da vacina e mobilização da população. “Esse projeto tem muita importância para a nossa Paraíba, diante do que vem acontecendo, o crescimento de câncer no nosso Estado é muito grande. Essa divulgação é significativa para que todos os órgãos e a população possam se engajar. Porque o HPV é uma doença muito perigosa e quanto mais divulgação, melhor para a nossa população” explicou.

- Publicidade -

De acordo com o autor da propositura, o deputado Ricardo Barbosa, o tema merece bastante divulgação por tratar da prevenção de uma doença sexualmente transmissível, carregando preconceitos e gerando um tabu. “Como há em torno do assunto muito tabu e preconceito, ao começar pelos adultos, pais, mães e responsáveis, a o projeto visa demonstrar a todos a necessidade de imunização dos filhos” argumentou.

Na reunião também foi aprovado o projeto 1.387/2017, do deputado Adriano Galdino, que dispõe sobre a obrigatoriedade da disponibilização de bula em medicamentos manipulados por farmácias e ervanárias. “É necessário que esses medicamentos venham com mais informações sobre seu uso e principalmente contendo contra indicações. Tais informações devem estar contidas em bula simplificada para impedir a medicação errada por parte dos pacientes e por terceiros que inadvertidamente venham a consumir o fármaco”, alertou o deputado Adriano.

Ainda nesta quarta, foram aprovados outros sete projetos, que agora seguem para votação em plenário.

Agência de Notícias – ALPB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui