A Secretaria da Transparência Pública (Setransp) ativou a página da Comissão Municipal da Verdade (CMV) do município de João Pessoa da (http://transparencia.joaopessoa.pb.gov.br/comissaodaverdade/). Neste ambiente a população terá um espaço para consultar e buscar informações de seu interesse em relação ao período do regime militar em João Pessoa. Além disso, será mais um canal para denunciar perseguições aos ativistas do movimento e histórias da época.

A Comissão segue com os trabalhos de investigação sobre violações dos direitos humanos e perseguições políticas durante o período da Ditadura Militar no Brasil (1964 a 1985). O secretário Eder Dantas ressaltou a importância desta ferramenta para história de João Pessoa. “A página na internet é mais um canal para termos acesso e descobrir uma parte da nossa história de uma época que marcou o país”, disse.

- Publicidade -

Sobre a Comissão – A Comissão Municipal da Verdade de João Pessoa foi instituída pelo prefeito Luciano Cartaxo através da lei n. 12.633/2013, aprovada pela Câmara Municipal, e tem por finalidade examinar e buscar esclarecimentos sobre as violações de direitos humanos ocorridas durante o período militar. Ela foi instalada em abril de 2014 e seu prazo de funcionamento é de dois anos. Ao final, o órgão deverá apresentar ao Poder Executivo e ao Poder Legislativo um relatório contendo um resgate histórico e sugestões de medidas visando a reparação das violações cometidas contra cidadãos pessoenses por parte do regime autoritário.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui