O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano (SEDH) e do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDDPI), promove, nos dias 16 e 17 de junho, a V Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa da Paraíba.

Com o tema “Os desafios de envelhecer no século XXI e o papel das políticas públicas”, a conferência que tinha sido adiada devido à pandemia, acontece em 2021, no formato virtual, com o objetivo central de oportunizar a participação social, sobretudo das pessoas idosas, garantindo um espaço de discussão em torno da efetivação das políticas voltadas para as pessoas idosas do estado.

- Publicidade -

Na Paraíba, são cerca de 537 mil pessoas com mais de 60 anos de idade. Durante os dois dias de conferência temas sobre a vida dessa população serão aprofundados a fim de eleger propostas estratégicas para a Conferência Nacional, prevista para 1º de outubro de 2021.

Em quatro eixos temáticos, serão discutidos os direitos fundamentais na constituição e efetivação das políticas públicas nas áreas da saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura, esporte,  lazer e educação.

O secretário de Estado de Desenvolvimento Humano, Tibério Limeira, chamou a atenção para a necessidade de se investir em ações e serviços para a população idosa. “A Sedh desenvolve um conjunto de programas e serviços voltados para essa população no estado, como os condomínios Cidade Madura. Em breve, vamos inaugurar o sétimo condomínio, em Monteiro. O Projeto Acolher que está em curso com o recurso dobrado, beneficiando as Instituições de Longa Permanência. O nosso Disque 123, um canal que recebe denúncias de violações de direitos, e ainda temos a rede de Creas Regionais que garantem o acompanhamento dos casos de violência contra pessoa idosa, nos municípios em que atuam. Não posso deixar de mencionar também todo o suporte que o Governo e a Sedh dão ao Conselho Estadual. Tudo isso mostra que estamos cada vez mais focados em fortalecer essa política aqui na Paraíba”, enfatiza o secretário.

Já a presidente do CEDDPI/PB, Joilma de Oliveira destaca a importância do espaço e lembra: “Me apaixonei pelo controle social ainda na graduação. Aprendi que este processo dinâmico deve permear todas as fases das políticas públicas. Os conselhos de direitos, como é o caso do CEDDPI e as conferências são instrumentos imprescindíveis para a garantia do controle social, pois estimulam a participação social e as discussões sobre a identificação do problema, a elaboração das respostas, a implementação das políticas, bem como avalia sua efetividade.”

A abertura da conferência contou ainda com a participação do presidente do Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, Antônio Costa, do procurador de Justiça da Paraíba, Valberto Lira e da idosa residente do condomínio Cidade Madura, Geisa Trigueiro. A palestra da ocasião foi proferida pela especialista em gerontologia, a professora Dra. Josevânia da Silva.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui