Dando continuidade às atividades de conscientização dos usuários da Rede Municipal de Saúde sobre o diabetes, nesta segunda-feira (16), o Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais) de Jaguaribe está organizando uma manhã diferente para quem passar pelo setor de diabetes da unidade. Uma médica endocrinologista irá falar sobre a doença e tirar as dúvidas dos pacientes, a partir das 7h30. Em seguida um café da manhã especial será servido.

“Vale destacar que o setor de diabetes do Cais Jaguaribe é referência no atendimento no município de João Pessoa”, explicou Ana de Lourdes Oliveira, coordenadora da área técnica de doenças crônicas, da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

- Publicidade -

A atividade faz parte das comemorações em alusão ao Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro. Na sexta-feira (13), quem passou pelo Ponto de Cem Réis também teve acesso a diversos serviços saúde, durante uma ação em combate ao diabetes, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde. Durante toda a manhã, foram ofertados serviços de dosagem de glicemia, avaliação nutricional, verificação de pressão arterial, práticas integrativas e orientação sobre o controle da diabetes.

Diabetes – O diabetes é uma doença crônica metabólica caracterizada pelo aumento da glicose no sangue. O distúrbio acontece porque o pâncreas não é capaz de produzir a insulina em quantidade suficiente para suprir as necessidades do organismo. A insulina promove a redução da glicemia ao permitir que o açúcar que está presente no sangue possa penetrar as células, para ser utilizado como fonte de energia.

Sintomas – De acordo com o Ministério da Saúde, os sintomas mais comuns do diabetes são: vontade de urinar foto.Ivomar Gomes Pereira (39)diversas vezes ao dia, fome frequente, sede constante e/ou perda de peso sem explicação. Ainda podem ocorrer fraquezas, mudanças de humor, náuseas e vômitos.

Serviços – Caso sinta alguns dos sintomas acima ou tenha casos de diabetes na família, o usuário pode procurar a Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de casa. João Pessoa conta com mais de 190 equipes distribuídas por toda a cidade. O diagnóstico do diabetes é dado pelo médico, por meio de exames.

Se a doença for confirmada, o usuário passa a ser acompanhado e avaliado por toda a equipe multiprofissional da USF em que é atendido, recebe medicamentos e caso seja necessário, é encaminhado para serviços especializados da Rede Municipal de Saúde.

Dia Mundial – Segundo o Ministério da Saúde, o Dia Mundial do Diabetes foi criado em 1991 pela Federação Internacional de Diabetes em parceria com a Organização Mundial da Saúde, como uma resposta ao crescente número de casos em todo o mundo. O objetivo desta data é chamar a atenção no que diz respeito ao acesso à prevenção e ao tratamento adequado a fim de evitar complicações, melhorando a qualidade de vida e reduzindo o impacto sobre os indivíduos, famílias e custos para os sistemas de saúde e para a sociedade em geral.

A data de 14 de novembro foi escolhida devido ao nascimento de Frederick Banting, que junto com Charles Best, foram os cientistas que descobriram a insulina em 1921.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui