Coro Infantil da Paraíba realiza Chorus Fest 2017 nesta sexta-feira

concerto-coro-infantil-12.10.16_thercles-silva-4-270x179

O Coro Sinfônico da Paraíba e o Coro Infantil da Paraíba são atrações do Chorus Fest 2017, que será realizado nesta sexta-feira (15/12), às 19h, no Centro Cultural Ariano Suassuna do Tribunal de Contas da Paraíba (TCE-PB), em Jaguaribe. O evento é uma realização do Coro Infantil da Paraíba, grupo integrante da Orquestra Sinfônica da Paraíba, que tem como objetivo popularizar na sociedade paraibana. O Chorus Fest tem direção geral do maestro João Alberto Gurgel e conta com o apoio do TCE-PB e a participação de vários coros paraibanos. A entrada é 1 kg de alimento não perecível.

Quem for ao Teatro Ariano Suassuna vai conferir a apresentação de grupos de todos os estilos e idades, como o Coral Tribunal de Contas da Paraíba, Coral Universitário Unipê, Coral Maurício Gurgel, Coro Infantil da Paraíba, Lourdinas Coral, Coral Ladies, Coral João Eduardo, Coro Sinfônico da Paraíba e outros convidados, que vão apresentar um repertório eclético, inclusive natalino.

Esta é a quarta edição do evento. A primeira, em 2014, aconteceu na Igreja da Misericórdia, no Centro Histórico de João Pessoa, e no ano seguinte, foi acolhido pela Fundação Espaço Cultural da Paraíba (Funesc), através da diretoria e núcleo de coros da Orquestra Sinfônica da Paraíba.

O Coro Infantil da Paraíba, realizador do Chorus Fest, é um projeto desenvolvido pela Funesc e Orquestra Sinfônica da Paraíba, com o intuito de levar o canto coral à comunidade e juventude paraibana. A cada semestre, o coro abre inscrições para novos coristas que passam a integrar o grupo após seleção. Sob regência do maestro João Alberto Gurgel, o coro aborda as disciplinas de técnica vocal e corporal. Ao longo do ano, os coristas participam de apresentações em eventos realizados tanto pela Funesc quanto por outros órgãos do Estado, além da participação em diversos festivais.

João Alberto Gurgel dirige e produz arranjos para corais desde 1992. Além de atuar como regente do Coro Infantil da Paraíba desde 2008, é também o regente do Coral Universitário Unipê desde 2001, do Coro do Tribunal de Contas do Estado desde 1998, do Coral Ladies (Clube da Melhor Idade Cidade Verde) desde 2009, e já esteve à frente de corais como o Coral da Cultura Inglesa, Coral das Lourdinas, Coral do Instituto Sagrado Coração de Jesus, Coro do Ministério Público da Paraíba, Coral do Colégio Instituto João XXIII, entre outros. Além disso, regeu o Coro Sinfônico da Paraíba no período de 2009 a 2013. João Alberto é filho do maestro Maurício Gurgel (in memorian), um dos principais nomes do movimento coralista paraibano.

O Coro Sinfônico da Paraíba, um dos participantes do Chorus Fest e também integrante da Orquestra Sinfônica da Paraíba, foi fundado em 1960 e é formado por coristas da mais larga experiência e das mais variadas idades e profissões, que desenvolvem o gosto pelo canto coral, com o objetivo de proporcionar a todos uma música de qualidade. Tem atuado junto à Orquestra Sinfônica da Paraíba e Orquestra Sinfônica Jovem, em diversos concertos, com grande repercussão no meio musical, apresentando importantes obras para coro e orquestra, além de concertos didáticos e populares.

O grupo tem, em seu currículo, inúmeras apresentações em festivais nacionais e internacionais em diversas partes do Brasil e em encontros de coros. O maestro Daniel Berg é o regente do Coro Sinfônico da Paraíba.

 

Serviço:

Chorus Fest

Dia: 15/12/17 (sexta-feira)

Hora: 19h

Local: Centro Cultural Ariano Suassuna do TCE-PB, em Jaguaribe

Regência: João Alberto Gurgel

Ingresso: 1 kg de alimento não perecível

Secom-PB

Paulo de Pádua

Paulo de Pádua Vasconcelos é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem especialização em Assessoria de Imprensa, no Curso de Comunicação Social, concluído pela FESP. Trabalhou, como repórter, em vários portais do Estado, a exemplo do WSCOM e ParlamentoPB, no BLOG de Luís Torres, por um determinado período, e também foi repórter dos cadernos de cidade, policial e política dos Jornais A UNIÃO e do extinto O NORTE. Além disso, foi coordenador de Comunicação Social e depois coordenador do Portal da Câmara Municipal de João Pessoa. Atualmente exerce a função de assessor de imprensa da Presidência da Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *