A música letã será o destaque do concerto que o Coro Sinfônico da Paraíba vai apresentar na próxima quinta-feira (26), às 20h, na Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, em João Pessoa, com a participação do Coro Feminino Monte da Oração. O concerto terá regência da maestrina convidada Gunta Malevica, da Letônia, e do maestro Daniel Berg, regente titular do Coro Sinfônico. O ingresso é gratuito.

A abertura do concerto ficará por conta do Coro Feminino Monte da Oração, órgão oficial da igreja Evangélica Assembleia de Deus, que há mais de 40 anos vem divulgando a fé cristã através da música sacra. O Coro vai apresentar um repertório que demonstra a influência da música letã no canto coral do Brasil. Os cantores líricos Alessom França e Giovanna Maropo participam como solistas dessa primeira parte do concerto.

- Publicidade -

Em seguida, o Coro Sinfônico da Paraíba apresentará um repertório letão, fechando a noite com música regional brasileira. Entre as músicas executadas estão a “Bachiana nº 5”, de Heitor Villa-Lobos, com a participação da cantora lírica Anna Gouveia como solista; “Vida Nova”, de Samuel Kerr e Thiago de Mello; “Moinho d’Água, de Edson França e R.Elion Nobre, e, encerrando a noite, “ Glória (Missa Nordestina)”, de Clóvis Pereira.

Fundado em 1960, o Coro Sinfônico da Paraíba é um dos grupos oficiais da Orquestra Sinfônica da Paraíba, formado por coristas da mais larga experiência e das mais variadas idades e profissões, que desenvolvem o gosto pelo canto coral, com o objetivo de proporcionar a todos uma música de qualidade. Desde então tem atuado junto à Orquestra Sinfônica e Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba, em diversos concertos, com grande repercussão no meio musical, apresentando importantes obras para coro e orquestra, além de concertos didáticos e populares. O grupo tem, em seu currículo, inúmeras apresentações em festivais nacionais e internacionais em diversas partes do Brasil e em encontros de coros.

A maestrina Gunta Malevica é professora e regente e trabalha com coros há mais de 30 anos. Na Letônia, sua terra natal, é diretora artística do Coro Feminino e do Coro de Câmara de Riga, grupos com os quais já foi premiada várias vezes, participando de festivais e competições em diversos países da Europa, Japão e Estados Unidos.

Daniel Berg, regente titular do Coro Sinfônico da Paraíba, é natural de Conceição (PB). É formado em Língua Francesa e bacharelando em Regência pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Estudou na Universidade de Lausanne-Suíça (UNIL), onde formou um coral, e como maestro e solista se apresentou em cidades da Europa, sobretudo em Zurique, Berna e Lausanne. Daniel é ainda professor de educação musical, lecionando musicalização em escolas da capital, e regente de coros infantis e mistos. Estudou regência com Henry Leck, Gary Packwood, Karl Nelson, Sara Lynn Baird, Samuel Kerr, Tom K, Geraldo Dias e Luiz Carlos Durier, que o oportunizou, em 2016 e 2017, reger a Orquestra Sinfônica Jovem da Paraíba.

Serviço

Concerto Letobrasileiro 

Coro Sinfônico da Paraíba e Coro Feminino Monte da Oração

Regentes: Daniel Berg e Gunta Malevica

Solistas: Alessom França, Giovanna Maropo e Anna Gouveia

Dia: 26/04/2018 (quinta-feira)

Hora: 20h

Local: Sala de Concertos Maestro José Siqueira, no Espaço Cultural, João Pessoa

Ingresso: Gratuito

 

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui