A Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) decidiu suspender as atividades da Creche e Pré-Escola Ângela Maria e da Escola do Legislativo (ELEGIS) como forma de contenção e prevenção ao Coronavírus (Covid-19), além de liberar os servidores que estão incluídos nos chamados grupos de risco. A decisão vai constar em uma nova resolução que será editada pela presidente, Adriano Galdino, e pela Mesa Diretora da Casa. O objetivo do ato é preservar a saúde de alunos, professores e servidores da Escola, da Creche e do Poder Legislativo como um todo.

As direções da Escola e da Creche já comunicaram aos alunos, pais e funcionários que as aulas estão suspensas a partir de hoje e que a medida adotada tem como principal objetivo o respeito à vida. “O que estamos fazendo é justamente para evitar tudo o que outros estados e países estão enfrentando”, afirma a diretora da Elegis, Maria Helena. As aulas, tanto na Escola, quanto na Creche, poderão ser retomadas no próximo dia 1º de abril.

- Publicidade -

A diretora Creche, Neidenalva Moura, disse que a expectativa é que os alunos retornem às atividades normais no dia primeiro de abril, porém essa data poderá sofrer alteração, de acordo com as orientações da Secretaria de Saúde do Estado e do município de João Pessoa. “Como em nossa instituição a estrutura física não dispõe de ar renovável, já que as salas de aula são fechadas e isso potencializa a propagação do vírus, entende-se a necessidade de fechar a Creche”, disse.

A medida adotada pelo presidente Adriano Galdino atende as orientações da OMS, principalmente, em relação aos servidores que compõem grupos de risco. “Cada um de nós precisa fazer sua parte. É um vírus perigoso e atinge com muita violência os mais velhos. A Assembleia tem essa obrigação de cuidar da saúde de seus servidores, assim como, da população que frequenta a Casa. São medidas que, infelizmente, precisam ser adotadas”, declarou Galdino.

Os servidores que tiverem nos considerados grupos de risco estão liberados de comparecer ao trabalho. Para isso devem comunicar e comprovar a condição ao chefe imediato e ao setor de Recursos Humanos. “Quem tiver como desenvolver as atividades de casa, assim fará”, explicou o presidente.

Adriano acrescenta que no último sábado os servidores do setor de limpeza da Casa passaram por um treinamento para adotar novos procedimentos de higienização dos banheiros, maçanetas e corrimãos, sobretudo na área do plenário da ALPB, onde acontece a maior aglomeração de pessoas. Também já foi providenciado álcool gel para todos os setores da Assembleia por medidas de segurança.

GRUPOS DE RISCO

De acordo com a Organização Mundial de Saúde, fazem parte dos grupos de risco que estão mais suscetíveis a pegar a Covid-19 os idosos, asmáticos, pessoas com doenças crônicas ou do coração, fumantes, hipertensos e diabéticos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui