Corpo de Bombeiros adquire equipamentos de treinamento para cães

corpo-de-bombeiros-adquire-equipamentos-para-caes-9-270x191

O Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB) investiu aproximadamente R$ 8 mil na compra de equipamentos de treinamento para cães de busca e salvamento de vítimas. Os obstáculos, como são chamados, serão utilizados inicialmente na prova de Certificação Nacional de Cães, que acontecerá dentro do Seminário Nacional de Bombeiros (Senabom-2017), de 8 a 10 de novembro, no Centro de Convenções de João Pessoa.

Essas provas da certificação são estruturadas para avaliar o animal e seu condutor para o trabalho nas mais diversas ações em que eles podem ser empregados. O sucesso de uma prova demonstra que o treinamento foi adequado para eles e estes estarão, conforme seu nível, prontos a trabalhar dentro das operações de busca, resgate e salvamento de pessoas em todo o país.

corpo de bombeiros adquire equipamentos para caes (9)Na Paraíba, o CBMPB conta com um binômio (homem + cão) já certificado, que é o tenente Ricardo Mendes e a cadela ‘Negona’. O oficial atuará como avaliador oficial da prova de Certificação Nacional de Cães deste ano. Segundo ele, os equipamentos adquiridos pelo CBMPB são túnel, prancha instável, escada horizontal e mesas – que simulam obstáculos que o bombeiro e o cão podem encontrar no atendimento das ocorrências.

Os itens farão parte da etapa da prova chamada ‘obediência e destreza’. Além dessa, a certificação também inclui duas outras fases: simulação de buscas diurnas e simulação de buscas noturnas, que deverão utilizar um ambiente de mata externo.

Secom-PB

 

Paulo de Pádua

Paulo de Pádua Vasconcelos é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem especialização em Assessoria de Imprensa, no Curso de Comunicação Social, concluído pela FESP. Trabalhou, como repórter, em vários portais do Estado, a exemplo do WSCOM e ParlamentoPB, no BLOG de Luís Torres, por um determinado período, e também foi repórter dos cadernos de cidade, policial e política dos Jornais A UNIÃO e do extinto O NORTE. Além disso, foi coordenador de Comunicação Social e depois coordenador do Portal da Câmara Municipal de João Pessoa. Atualmente exerce a função de assessor de imprensa da Presidência da Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *