A Creche e Pré-escola Ângela Maria da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) promoveu uma Semana Pedagógica para capacitar os profissionais da ALPB que atuam com a educação infantil. O evento aconteceu durante o recesso escolar e tem o objetivo de despertar nos profissionais a elaboração de novas formas de trabalhar com o ensino e com o aprendizado infantil.

A Semana Pedagógica da Creche Ângela Maria proporciona ao professor a oportunidade de trabalhar com diversos temas que devem despertar nos profissionais da educação um novo olhar sobre os métodos educacionais. De acordo com a coordenadora da creche, Luiziana Magda Coelhos dos Santos, além da participação em palestras, a equipe de docentes também visitou ateliê de artes e discutiu a respeito da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento normativo do Ministério da Educação (MEC), no qual todas as escolas e professores precisam estar fundamentados.
“O nosso objetivo nesta Semana Pedagógica é dar esses instrumentos aos professores para que eles consigam, a partir daqui, ir para as salas de aula prontos para pensar e agir diferente, para ter uma prática pedagógica diferente”, explicou Luiziana.

- Publicidade -

Por entender que a arte, como forma de expressão, tem muito a contribuir com o desenvolvimento da criança, a coordenadora acredita que o contato e a percepção das expressões artísticas fornece ao professor ferramentas para atuar melhor na educação infantil. “Não há como trabalharmos com a educação infantil e não explorar as expressões artísticas. Para isso, nós precisamos refinar o olhar desse professor, precisamos motivá-lo”, declarou.

Em visita ao Ateliê Jô Cortez, os profissionais da creche puderam ouvir da artista experiências, conceitos e orientações que, segundo a diretora Lindinalva Moura Santos, serão aplicados no dia a dia da escola. “Estamos começando o segundo semestre e o nosso planejamento está sendo sobre as artes visuais. A artista nos mostra como começamos artes e pinturas com as crianças. Isso é fundamental para os professores e para todos aqueles que estão inseridos na creche”, comentou a diretora.

A pedagoga Élida Ferreira avaliou como positiva a Semana Pedagógica da Creche Ângela Maria. Segundo ela, usar a arte na educação infantil ajuda a explorar a criatividade da criança, absolvendo dela experiências, histórias e realizando brincadeiras. “Vimos que estamos no caminho certo. Quando a gente busca o melhor de cada criança e quando ela traz para nós as suas brincadeiras, a gente vê que o trabalho está sendo bem realizado. Nós damos a liberdade para que cada criança possa nos ensinar. É uma troca de conhecimentos na sala de aula”, afirmou Élida.

Para a também pedagoga Vlália Freire, a base da educação infantil traz aspectos que precisam ser considerados no planejamento do professor e principalmente na postura do professor junto às crianças. “Existem aspectos que não podemos deixar de considerar, a exemplo dos direitos de aprendizagem das crianças. São eles que vão garantir as mudanças nas práticas das professoras, são eles que vão nos fazer, enquanto professores, olharmos para essas crianças com tudo o que elas têm direito a aprender na educação infantil”, observou.

O professor de Educação Física, Marcos Andrade, considerou o contato com a arte enriquecedor. Para ele, é importante despertar no aluno que o conceito de arte está em toda a parte e essa visão precisa ser repassada às crianças. “Isso ajuda mais ainda para que a gente valorize a arte e a importância que ela vai ter para a criança, que se tornará um adulto com novos olhares e novas perspectivas”, afirmou.

Agência de Notícias – ALPB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui