O Sistema Nacional de Emprego de João Pessoa (Sine-JP) realizou 8.646 encaminhamentos de pessoas às entrevistas de trabalho, no primeiro semestre deste ano, o que corresponde a um aumento de 59,55% sobre o mesmo período de 2014. De janeiro a junho de 2015, o Sine-JP fez 29.589 atendimentos, 14,58% mais que no mesmo período de 2014.

Para o secretário do Trabalho, Produção e Renda, Diego Tavares, os números evidenciam que o Sine-JP está mais próximo da população e prestando um melhor serviço. “Temos o compromisso de proporcionar trabalho e renda ao povo de João Pessoa, por determinação do prefeito Luciano Cartaxo, e estamos conseguindo”, disse ele.

- Publicidade -

Uma das pessoas que conseguiu um emprego neste ano foi Alcivone Soares, que trabalha numa empresa do setor de movelaria no Distrito Industrial. “Comecei na empresa mês passado e estou na fase de experiência, mas estou gostando da oportunidade. O Sine-JP já havia me encaminhado para outras entrevistas de emprego, e não tinha dado certo, mas, desta vez, fui admitido”, contou Alcivone Soares, que trabalha na parte de logística, embalagem e estocagem dos produtos.

Dayse Lucena também retornou recentemente ao mercado de trabalho. Após ser demitida de uma empresa do ramo de eletrodomésticos, procurou o Sine-JP e, no primeiro encaminhamento, conseguiu uma vaga no caixa de um bar e restaurante no bairro dos Bancários. “Estou muito feliz com esta oportunidade de voltar a trabalhar”, comemorou.

Inscrições – O número de trabalhadores inscritos aumentou 10,54% nos primeiros seis meses do ano sobre igual período de 2014. Foram feitos 4.142 novos cadastros. De acordo com o coordenador do Sine-JP, Adenio Neto, o crescimento se deve às parcerias realizadas com a Secretaria de Juventude, Esporte e Recreação (Sejer) e com a de Desenvolvimento Social (Sedes), além da natural demanda da população por empregos.sine_foto_gilbertofirmino (26)

“Nós levamos o Sine-JP aos Centros de Referência da Juventude e aos Centros de Referência da Cidadania (CRC), fazendo a inscrição de jovens em busca do primeiro emprego e melhorando o acesso ao nosso serviço para quem mora mais distante e não pode se deslocar”, explicou Adenio Neto.

Capacitação – Outro destaque foi a capacitação oferecida ou intermediada pelo Sine-JP: foram capacitadas 1.221 pessoas, 6,6 vezes ou 567% mais que no primeiro semestre do ano anterior.

“Nós criamos uma capacitação semanal às sextas-feiras, chamada inserção à empregabilidade, com orientações sobre como um candidato a uma vaga deve proceder numa entrevista de emprego. Também realizamos este curso nos CRCs”, afirmou Adenio Neto.

Além das capacitações promovidas pelo Sine-JP, também há aquelas intermediadas pelo órgão, feitas pelo Sistema S e pelo Pronatec. São cursos nas áreas de trabalho administrativo, informática, turismo, vendas e telemarketing, entre outros.

De acordo com o secretário Diego Tavares, a falta de capacitação é um dos principais fatores para que o trabalhador não consiga preencher uma vaga de emprego. “Neste contexto nacional de alta do desemprego, a capacitação torna-se uma vantagem imprescindível para a conquista de uma colocação no mercado de trabalho”, destacou Diego Tavares.

Seguro-desemprego – Outro serviço oferecido pelo Sine-JP é a requisição ao Seguro-desemprego, auxiliando o Ministério do Trabalho e Emprego. No primeiro semestre do ano foram feitas 3.296 requisições, 8,24% acima do que foi registrado nos primeiros seis meses de 2014.

O Sine-JP está situado na Avenida Cardoso Vieira, 85, Varadouro, e atende das 8h às 17h. O interessado em conseguir um emprego deve apresentar RG, CPF e Carteira de Trabalho. Para concorrer às vagas em que o empregador exige apenas o currículo, o trabalhador deve enviá-lo para o e-mail [email protected].

 

Números do crescimento no 1º semestre de 2015

Atendimentos – 14,58%

Novos inscritos – 10,54%

Encaminhamentos – 59,55%

Seguro-desemprego – 8,24%

Capacitação – 567% ou 6,6 vezes

 

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui