Para convivência com a estiagem e a necessidade de melhorar a fabricação de derivados de leite seguindo padrões que atendem ao mercado consumidor, agricultores familiares e produtores de leite do município de São Domingos do Cariri estiveram na Estação Experimental da Emepa, em Soledade, onde conheceram as tecnologias disponíveis para o desenvolvimento das atividades.

A Empresa Estadual de Pesquisa Agropecuária da Paraíba, integrante da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emater (GU), vinculada à Secretaria de Estado do Desenvolvimento da Agropecuária e da Pesca, dispõe de tecnologias que atendem aos diversos setores da agropecuária, a exemplo das Boas Práticas Agropecuárias e Boas Práticas de Fabricação de Derivados de Leite à disposição dos agricultores familiares.

- Publicidade -

Recentemente, um grupo de 16 agricultores familiares, produtores de leite, acompanhado pela gerente local da Unidade Operativa da Emater de São Domingos, Silvana Farias, visitou a Emepa, em Soledade. O objetivo foi despertar a importância e necessidade da organização do sistema produtivo e social com a adoção de boas práticas agropecuárias para desenvolvimento da caprinocultura leiteira.

Na ocasião foram apresentados os programas Boas Práticas Agropecuárias e Boas Práticas de Fabricação de Derivados de Leite. Também foi apresentado o funcionamento de diversos setores da estação, como sala de ordenha, setor de processamento de leite, setor de fabricação de ração, instalações de reprodutores, matrizes e cabriteiro, além de observação do Sistema Rústico de Instalação para Caprinos.

O coordenador da estação da Emepa, Leonardo Medeiros e a gerente da Emater, Silvana Farias, consideraram proveitosa a visita, tendo em vista que os agricultores familiares tiveram a oportunidade de conhecer outras práticas e aprimorar os conhecimentos, dialogando com os técnicos.

Reconhecimento – O trabalho de assessoramento da Gestão Unificada Emepa/Interpa/Emetar, vinculada à Sedap, realizado no município de São Domingos do Cariri, por meio da Emater, teve o reconhecimento da Câmara Municipal que aprovou Moção de Louvor à extensionista social Silvana de Sousa Farias.

O autor da propositura foi o vereador Ananias Serafim Ferreira, que justificou o pedido como um reconhecimento ao excelente trabalho desenvolvido frente ao escritório local da Emater. Também destaca a parceria com a prefeitura municipal que tem contribuído com as ações empreendidas pela empresa de extensão rural em São Domingos do Cariri.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui