Dados comprovam interiorização da Covid-19 na Paraíba

Secretaria de Estado da Saúde (SES) fez uma análise de 60 dias da interiorização de casos da Covid-19. Em 24 de abril, a capital, João Pessoa, concentrava 64% dos casos confirmados, enquanto o interior do Estado contabilizava 36%. Dois meses depois, em 24 de junho, a situação praticamente se inverteu: a capital soma 28% dos casos e as demais regiões do Estado registram a grande maioria de casos da Covid, com 72%.

O secretário executivo de Gestão da Rede de Unidades de Saúde, Daniel Beltrammi, explica que os dados demonstram a força da terceira fase de interiorização. “Esse fenômeno da interiorização não é exclusivamente paraibano e comprova que não é o momento de a população relaxar. O coronavírus é uma realidade e é preciso que todos tenham consciência disso, do Litoral ao Alto Sertão. Reforçamos a importância de nos mantermos protegidos em casa e as demais medidas de prevenção como a lavagem constante das mãos, o uso de máscaras de proteção e o álcool em gel”, orienta.

Também é possível observar a interiorização na taxa de ocupação de leitos de UTI adulto na segunda região de saúde, que tem base em Campina Grande, mas contempla todo o Cariri e Curimataú da Paraíba. Em cinco dias, de 22 de junho a 25 de junho, a taxa subiu de 59% para 71%.

Coronavírus – Até esta sexta-feira (26), a Paraíba registrou 42.832 casos da Covid-19, sendo 12.015 casos em João Pessoa e 30.817 nos demais municípios.

Secom-PB

Paulo de Pádua

Paulo de Pádua Vasconcelos é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem especialização em Assessoria de Imprensa, no Curso de Comunicação Social, concluído pela FESP. Trabalhou, como repórter, em vários portais do Estado, a exemplo do WSCOM e ParlamentoPB, no BLOG de Luís Torres, por um determinado período, e também foi repórter dos cadernos de cidade, policial e política dos Jornais A UNIÃO e do extinto O NORTE. Além disso, foi coordenador de Comunicação Social e depois coordenador do Portal da Câmara Municipal de João Pessoa. Atualmente exerce a função de assessor de imprensa da Presidência da Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *