Deputados destacam importância dos debates no Felegis

Os parlamentares da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) que participaram, nesta quarta-feira (6), dos debates do Fórum de Educação Legislativa (Felegis), promovido pela Escola do Poder Legislativo, ressaltaram que os temas discutidos são relevantes para a sociedade e sintonizam com as demandas atuais da população.

Para o deputado estadual Bruno Cunha Lima, que mediou a mesa redonda sobre “Politização e Participação dos Jovens no Poder Legislativo”, a juventude precisa se engajar para contribuir e melhorar a política. “Hoje, criou-se uma cultura no país em que o brasileiro só se dispõe a participar do processo político no final, durante a votação. Porém, a cidadania precisa ser exercida durante todo o ano, nos quatros anos de mandato”, afirmou.

A deputada Camila Toscano, que participou da mesa redonda sobre “A Representação e Participação da Mulher na Política”, destacou que a presença feminina na política brasileira precisa ser fortalecida para tornar o processo democrático mais igualitário. “Muito embora nós tenhamos uma lei que determina que, no mínimo, 30% dos candidatos das coligações sejam mulheres, muitos partidos fazem isso com pessoas que não têm condições ou que não querem participar da vida pública só para cumprir a cota. Portanto, espero sinceramente que isso mude”, apontou.

07.12.17 felegis © roberto guedes (79)Já a deputada Estela Bezerra, que também participou do debate, acrescentou que é muito importante discutir meios de emancipação política e social da mulher na sociedade contemporânea. “Inibir 50% da população que tem uma vivência, uma experiência histórica e que pode contribuir muito para a transformação das relações sociais, é danoso para a sociedade porque a visão de solidariedade que as mulheres podem imprimir à política melhoraria, mais rapidamente, as nossas condições de vida”, explicou.

Também participaram das mesas redondas o deputado estadual Raoni Mendes; o representante da Câmara Municipal de Campina Grande (CMCG), vereador Lucas Ribeiro; a presidente da CMCG, vereadora Ivonete Ludgério e a jornalista Cláudia Carvalho.

Agência de Notícias – ALPB

Paulo de Pádua

Paulo de Pádua Vasconcelos é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem especialização em Assessoria de Imprensa, no Curso de Comunicação Social, concluído pela FESP. Trabalhou, como repórter, em vários portais do Estado, a exemplo do WSCOM e ParlamentoPB, no BLOG de Luís Torres, por um determinado período, e também foi repórter dos cadernos de cidade, policial e política dos Jornais A UNIÃO e do extinto O NORTE. Além disso, foi coordenador de Comunicação Social e depois coordenador do Portal da Câmara Municipal de João Pessoa. Atualmente exerce a função de assessor de imprensa da Presidência da Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *