Detran-PB e Centros de Formação de Condutores lançam vídeo sobre sistema de Telemetria

detran-lanca-telemetria_foto-assessoria-2-270x191

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) e o Sindicato das Empresas de Centros de Formação de Condutores (CFCs) da Paraíba lançaram, nesta quinta-feira (6), vídeo explicativo sobre o sistema de Telemetria implantado desde a última segunda-feira (3), com o objetivo de monitorar as aulas de direção veicular nas autoescolas da Paraíba . O lançamento aconteceu na sede do órgão de trânsito, no Conjunto Mangabeira VII.

O novo equipamento de monitoramento das aulas práticas de direção veicular por meio da tecnologia de telemetria é destinado ao acompanhamento e evolução do processo de aprendizagem dos alunos, contendo pontos sobre normas de circulação, conduta e infrações estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

A portaria do Detran-PB que regulamenta o sistema segue resolução do Contran, com o propósito de “implementar melhorias nos procedimentos de habilitação de condutores de veículos automotores e elétricos, para a execução de atividades previstas na legislação de trânsito”.

Segundo o superintendente Agamenon Vieira, o sistema de telemetria vai permitir uma maior fiscalização do Detran em relação às aulas práticas de direção veicular. “Primeiramente o órgão implantou a biometria, para a identificação dos alunos nas aulas teóricas. Em seguida, instalou as câmeras de monitoramento para acompanhar a frequência desses alunos nas salas de aulas. E agora, finalmente, aprimoramos o serviço de fiscalização com a telemetria, que permitirá o acompanhamento de todas as aulas de direção dentro dos veículos dos CFCs”, disse.

Agamenon Vieira destacou ainda que “o novo sistema vai proporcionar mais segurança no combate às fraudes, vai permitir a formação de candidatos mais preparados para atuar no trânsito, consequentemente diminuindo as estatísticas de acidentes e mortes nas vias e rodovias do Estado”.

O chefe da Divisão de Processamento de Dados (DPD), João Eduardo de Melo, destacou a importância no novo sistema, porque até 2011 o Detran da Paraíba não tinha nenhum controle sobre as aulas teóricas e práticas oferecidas pelas autoescolas. “De lá pra cá muita coisa mudou. Implantamos a biometria, as câmeras nas salas de aulas e, agora, todos os veículos começaram a ser monitorados. Com isso, o Detran tem todas a informações dessas aulas práticas, porque o sistema registra tudo”.

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PB) e o Sindicato das Empresas de Centros de Formação de Condutores (CFCs) da Paraíba lançaram, nesta quinta-feira (6), vídeo explicativo sobre o sistema de Telemetria implantado desde a última segunda-feira (3), com o objetivo de monitorar as aulas de direção veicular nas autoescolas da Paraíba . O lançamento aconteceu na sede do órgão de trânsito, no Conjunto Mangabeira VII.

O novo equipamento de monitoramento das aulas práticas de direção veicular por meio da tecnologia de telemetria é destinado ao acompanhamento e evolução do processo de aprendizagem dos alunos, contendo pontos sobre normas de circulação, conduta e infrações estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A portaria do Detran-PB que regulamenta o sistema segue resolução do Contran, com o propósito de “implementar melhorias nos procedimentos de habilitação de condutores de veículos automotores e elétricos, para a execução de atividades previstas na legislação de trânsito”. Segundo o superintendente Agamenon Vieira, o sistema de telemetria vai permitir uma maior fiscalização do Detran em relação às aulas práticas de direção veicular. “Primeiramente o órgão implantou a biometria, para a identificação dos alunos nas aulas teóricas.

Em seguida, instalou as câmeras de monitoramento para acompanhar a frequência desses alunos nas salas de aulas. E agora, finalmente, aprimoramos o serviço de fiscalização com a telemetria, que permitirá o acompanhamento de todas as aulas de direção dentro dos veículos dos CFCs”, disse. Agamenon Vieira destacou ainda que “o novo sistema vai proporcionar mais segurança no combate às fraudes, vai permitir a formação de candidatos mais preparados para atuar no trânsito, consequentemente diminuindo as estatísticas de acidentes e mortes nas vias e rodovias do Estado”. O chefe da Divisão de Processamento de Dados (DPD), João Eduardo de Melo, destacou a importância no novo sistema, porque até 2011 o Detran da Paraíba não tinha nenhum controle sobre as aulas teóricas e práticas oferecidas pelas autoescolas. “De lá pra cá muita coisa mudou. Implantamos a biometria, as câmeras nas salas de aulas e, agora, todos os veículos começaram a ser monitorados. Com isso, o Detran tem todas a informações dessas aulas práticas, porque o sistema registra tudo”.

Secom-PB

Paulo de Pádua

Paulo de Pádua Vasconcelos é jornalista formado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Tem especialização em Assessoria de Imprensa, no Curso de Comunicação Social, concluído pela FESP. Trabalhou, como repórter, em vários portais do Estado, a exemplo do WSCOM e ParlamentoPB, no BLOG de Luís Torres, por um determinado período, e também foi repórter dos cadernos de cidade, policial e política dos Jornais A UNIÃO e do extinto O NORTE. Além disso, foi coordenador de Comunicação Social e depois coordenador do Portal da Câmara Municipal de João Pessoa. Atualmente exerce a função de assessor de imprensa da Presidência da Câmara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *