Nesta terça-feira (1), é comemorado o Dia Mundial de Luta contra a Aids e tem início o Dezembro Vermelho, quando mundialmente é trabalhada a prevenção da doença com diversas ações. Na Paraíba, a data foi comemorada com ações no Ponto de Cem Réis, centro de João Pessoa. Das 8h ao meio-dia, profissionais da Secretaria de Estado da Saúde (SES) e Hospital Clementino Fraga ofereceram teste rápido de HIV, sífilis e hepatites, verificação de pressão e glicemia, além de distribuição de material educativo, preservativos, gel lubrificante e orientação à população.

A comerciante Maria das Neves, 49 anos, que trabalha próximo ao local, decidiu tirar uns minutos para cuidar da saúde. “Esse serviço sendo oferecido aqui pra gente é algo muito bom, pois muitas vezes a gente não cuida da nossa saúde por falta de tempo e de dinheiro, e já que tenho todos esses testes sendo ofertados aqui, perto do meu local de trabalho, não posso perder essa oportunidade de me cuidar”, disse.

- Publicidade -

A dona de casa Maria José Camilo, 45 anos, estava animada para fazer os exames. Ela lembrou a importância do teste rápido para HIV. “Acho muito importante a gente perder o medo e fazer o teste. Mesmo me achando certa de não ter o vírus, não posso garantir que o meu esposo não o tem. Por isso, vou fazer o teste e já liguei para o meu esposo para ele vir também”, falou.

Para a chefe do Núcleo de DST/Aids da SES, Joanna Angélica Ramalho, a procura da população pelos testes é considerada boa. “Provavelmente vamos ultrapassar 200 testes rápidos, que inicialmente era nossa meta, e isso é muito bom, mostra que a população está sim interessada em descobrir sua situação sorológica”, avaliou.

Joanna explicou que durante todo o mês de dezembro serão realizadas diversas ações de prevenção ao HIV/Aids em todo o estado. “Durante o Dezembro Vermelho acontecerão ações alusivas em todos os municípios da Paraíba, como, por exemplo, oferta de testes rápidos na Atenção Básica, panfletagem, distribuição de preservativos e gel lubrificante, entre outros. Então, será um mês bem rico em termos de prevenção do HIV”, concluiu Joanna.

Dados – De acordo com dados da SES, entre os anos de 2007 e 2015 foram notificados 4.018 casos de Aids em adultos na Paraíba. Destes 2.696 casos em homens e 1.322 em mulheres. No mesmo período foram notificados 1.059 óbitos pela doença.

Dezembro Vermelho – Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/Aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministério da Saúde.

O laço vermelho é visto como símbolo de solidariedade e de comprometimento na luta contra a Aids. O projeto do laço foi criado, em 1991, pela Visual Aids, grupo de profissionais de arte, de New York, que queriam homenagear amigos e colegas que haviam morrido ou estavam morrendo da doença.

 

 

 

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui