Aproximadamente mil profissionais da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de João Pessoa estão mobilizados neste sábado (19), até 17h, no Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra o Sarampo. Deverão ser imunizadas crianças a partir dos seis meses até menores de cinco anos de idade. Ao todo, são mais de 100 postos de imunização distribuídos em toda Capital.

Os pais poderão levar seus filhos para tomar a vacina tríplice viral em todas as Unidades de Saúde da Família (USF), Policlínicas Municipais, Centro Municipal de Imunizações (CMI) e no posto móvel na Skate Plaza Manaíra, localizada na Avenida Governador Flávio Ribeiro Coutinho.

- Publicidade -

O objetivo da campanha é atualizar a caderneta de vacinação das crianças menores de cinco anos com o esquema vacinal atrasado e atingir a meta do Ministério da Saúde de imunizar 95% das crianças de um ano de idade.

“O sarampo mata e a única forma de prevenção é a vacina. As crianças de seis meses até um ano são as mais vulneráveis porque têm um sistema imunológico mais frágil do que dos adultos e também porque não podem se locomover sozinhas. Daí a responsabilidade dos pais e outros responsáveis de não deixar essas crianças descobertas e as levarem para se vacinar em qualquer sala de imunização do município de João Pessoa”, afirmou Adalberto Fulgêncio, secretário municipal de Saúde.

Os professores de libras, Diego Josias e Maísa Ramos, levaram o pequeno Théo, de apenas seis meses, para tomar a ‘dose zero’ no posto móvel, instalado na Skate Plaza Manaíra, em parceria com a Rotary Club. “Acho muito importante manter as vacinas do nosso filho em dia, então quando eu soube que as crianças de seis meses também precisam se vacinar, já tratei de trazê-lo”, disse Maísa.

Para a presidente do Rotary Club João Pessoa Norte, Sheila Sodré, a parceria com a gestão municipal é uma forma de contribuir com a assistência à população. “Uma das maiores campanhas do Rotary é erradicar a poliomielite e, com isso, a gente estende também para as outras vacinas, neste caso, o sarampo. Por isso estamos alertando as pessoas da necessidade de ter a vacinação atualizada”, comentou.

A dona de casa, Ana Cristina Pereira, levou o neto Yuri, de 4 anos, para tomar a segunda dose da tríplice viral na Policlínica Municipal Jaguaribe. “Vacinei todos os meus filhos quando eram crianças e agora faço questão de fazer o mesmo com meus netos, porque proteger a saúde é fundamental”, disse.

Até o momento foram notificados 83 casos da doença na Capital. Destes, oito já foram confirmados para o sarampo. De acordo com o chefe de Imunização de João Pessoa, Fernando Virgolino, o foco da campanha são as crianças por serem mais vulneráveis às complicações decorrentes do sarampo. “Os pais devem levar seus filhos aos postos de imunização com o cartão de vacina para que um profissional verifique a necessidade da aplicação da dose”, destacou.

Quem deve tomar a vacina – As crianças de seis meses a 11 meses devem tomar a chamada ‘dose zero’. Com 12 meses, a criança irá tomar a Tríplice Viral e, com 15 meses, a Tetra Viral. Crianças até quatro anos 11 meses e 29 dias terão o cartão de vacinação atualizado e será ofertada a vacina conforme a situação encontrada. Caso estejam comprovadas as duas doses, não é necessário tomar nenhuma a mais, já sendo considerada imunizada.

D R T .R J . 15855. Ivomar Gomes Pereira

Sarampo – Os sintomas iniciais de sarampo são febre acompanhada de tosse persistente, irritação ocular, coriza e congestão nasal e mal-estar intenso. Após estes sintomas, há o aparecimento de manchas avermelhadas no rosto, que progridem em direção aos pés, com duração mínima de três dias. São comuns lesões muito dolorosas na boca.

A doença pode ser grave com acometimento do sistema nervoso central e pode complicar com infecções secundárias como pneumonia, podendo levar à morte. As complicações atingem mais gravemente os desnutridos, os recém-nascidos, as gestantes e as pessoas com imunodeficiências.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui