A Agência Estadual de Vigilância Sanitária promove, no dia 12 de dezembro, o Curso de Boas Práticas de Dispensação de Medicamentos destinado aos profissionais farmacêuticos que atuam em farmácias e drogarias em atividade no território paraibano. De acordo com a diretora-geral Maria Eunice Guimarães, a capacitação terá carga horária de oito horas e será realizada na sede da própria Agevisa, na avenida João Machado, nº 109, 1º andar, no Centro de João Pessoa. As 40 vagas oferecidas serão preenchidas estritamente por ordem de chegada.

Segundo o diretor-técnico de Medicamentos, Alimentos, Produtos e Toxicologia da Agevisa, Ailton Cesar dos Santos Vieira, as inscrições para o Curso de Boas Práticas de Dispensação de Medicamentos em Farmácias e Drogarias poderão ser feitas no período de 23 a 30 de novembro/2018. A ficha de inscrição está disponível na página eletrônica da Agevisa (www.agevisa.pb.gov.br), devendo ser impressa, preenchida e encaminhada à Agevisa por meio do endereço eletrônico [email protected] juntamente com cópia digitalizada da Carteira Profissional emitida pelo Conselho Regional de Farmácia da Paraíba ou documento que comprove vinculação do farmacêutico ao CRF/PB.

- Publicidade -

O que é dispensação – De acordo com Cesar Vieira, entende-se por dispensação de medicamentos o ato de fornecer produtos farmacêuticos ao paciente acrescido de todas as informações necessárias ao seu uso racional, a exemplo da ocorrência de possíveis efeitos adversos, interações medicamentosas, cuidados no armazenamento e descarte adequado. “Trata-se de uma atribuição exclusiva do profissional farmacêutico que se constitui como atividade estratégica no cuidado com a pessoa humana, pois complementa o atendimento iniciado no serviço de saúde e estabelece o elo entre o que o profissional de saúde prescreveu e a cura da patologia diagnosticada”, explica.

Em se tratando dos medicamentos sujeitos ao controle especial – aqueles listados na Portaria do Ministério da Saúde nº 344/1998 e na Resolução de Diretoria Colegiada da Anvisa (RDC/ANVISA/MS) nº 20/2011 – a dispensação satisfatória, segundo César Vieira, é ainda importante para o sucesso farmacoterapêutico e a segurança do paciente, tendo em vista serem estes medicamentos que podem provocar danos severos à saúde humana.

Dentre os danos possíveis estão a dependência física ou psíquica e a resistência microbiana. “É por essas questões que a produção e comercialização os medicamentos sujeitos ao controle especial seguem um controle sanitário mais rígido que os demais medicamentos”, observa o diretor-técnico de Medicamentos da Agevisa/PB. Ele destaca como instrumentos importantes adotados para aumentar o controle sanitário da comercialização desses medicamentos o Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC), a Notificação de Receita e os Mapas de Controle.

“Diante dessas questões, e levando em conta que faz parte das atribuições da Agevisa a realização de cursos técnicos destinados ao setor regulado, aos serviços, às atividades e aos estabelecimentos submetidos ao controle sanitário, programamos esta capacitação para o mês de dezembro e já estamos planejando várias outras ações para ampliar ainda mais a capacidade da Vigilância Sanitária, não somente na regulação e controle da comercialização de medicamentos, mas, sobretudo, na prevenção dos riscos à saúde das pessoas”, enfatiza César Vieira.

Secom-PB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui