Em continuidade as ações de prevenção ao câncer de mama e para ampliar o número de pessoas atendidas nos serviços de saúde da Capital, a Secretaria de Saúde (SMS) de João Pessoa, promove nesta quinta-feira (29), ações alusivas ao encerramento da Campanha Outubro Rosa, com a realização de consultas e encaminhamentos para exames em toda rede de serviços de saúde, no município.

“A oferta mensal é de 5.200 mamografias, sobretudo, queremos atrair cada vez mais as mulheres para realização dos exames de rotina, principalmente àquelas que têm histórico familiar de câncer”, informou a coordenadora da Área Técnica de Saúde da Mulher da SMS, Tânea Lucena.

- Publicidade -

Os marcadores que trabalham com o sistema de Regulação estarão agendando os exames de mamografias nos Centro de Atenção Integral à Saúde (Cais), nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e nas Unidades de Saúde da Família de referência (USF).

“Estaremos com uma grande força-tarefa e todos os serviços foram mobilizados para garantir a assistência à saúde da mulher, obedecendo claro, as prioridades nas marcações e os critérios determinados e preconizados pelo Ministério da Saúde, tais como faixa etária e histórica familiar”, completou Tânea Lucena.

Mamografias – A mamografia é um exame simples, realizado com um aparelho chamado mamógrafo, que tira um raio x da mama. Esse exame permite descobrir o câncer de mama ainda no início.

No Sistema Único de Saúde (SUS) podem fazer a mamografia de rastreamento mulheres que compreendem a faixa etária de 50 a 60 anos, e os exames podem ser solicitados por médicos e enfermeiros. Para outras faixas etárias, o exame é solicitado conforme avaliação médica.

De acordo com a coordenação da Área Técnica de Saúde da Mulher da Prefeitura Municipal de João Pessoa, no período de janeiro a setembro de 2015, foram realizadas 17,5 mil mamografias. Mensalmente, o município disponibiliza a realização de 5,2 mil mamografias. Somente no mês de outubro, dentro da Campanha Outubro Rosa, foram realizadas 7.765 agendamentos para exame de mamografia na rede SUS da Capital.

Para ter acesso aos exames, as mulheres devem se dirigir à Unidade de Saúde da Família (USF) mais próxima de sua residência e em seguida serão encaminhadas para os serviços conveniados, onde serão realizados os exames.

Câncer de Mama – É o tipo mais frequente de câncer entre as mulheres brasileiras. Nesta doença, as células da mama se desenvolvem de forma anormal, se multiplicando rapidamente. O câncer de mama é uma doença silenciosa, que pode apresentar um caroço na mama e pode vir acompanhado ou não de dor. Em alguns casos, pode haver alteração na pele da mama, com aparência de casca de laranja e também podem aparecer caroços na região das axilas.

As mulheres com mais de 40 anos de idade devem procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência para realizar o exame clínico das mamas por um médico ou enfermeiro. Já a mulher com idade entre 50 a 69 anos deve realizar uma mamografia a cada dois anos.

 O que fazer para se cuidar – A coordenadora de Saúde da Mulher da SMS, Tânea Lucena, orienta que hábitos saudáveis são fundamentais para a prevenção contra o câncer de mama, mas também outras doenças. “É importante se alimentar de frutas e verduras, praticar atividade física regularmente, não fumar e não ingerir bebidas alcoólicas”, orientou.

Dados – De acordo com informações do Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo e no Brasil, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano, ficando atrás apenas do câncer de pele não melanoma.

A doença é relativamente rara antes dos 35 anos, porém acima desta idade sua incidência cresce progressivamente, especialmente após os 50 anos. A estimativa do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é de 57.120 novos casos de câncer de mama este ano no Brasil.

Secom – JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui