Técnicos da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) fizeram nesta quarta-feira (20) a limpeza de coqueiros em um trecho da praia de Tambaú. A limpeza é uma ação da Poda Programada, coordenada pela Semam, que faz o acompanhamento das áreas verdes em toda a cidade.

Poda programada previne adoecimento das árvores e evita acidentes

Do Seixas ao Bessa estão catalogados, pela Semam, 1.400 coqueiros. Coordenada pelo diretor de Controle Ambiental da Semam, engenheiro agrônomo Anderson Fontes, a Poda Programada é uma ação que promove o acompanhamento das condições fitossanitárias das árvores da cidade. Anderson destacou que, no caso dos coqueiros, “a poda promove a revitalização da planta que, estando limpa e bem manejada, corre menos riscos de ser infestada por patógenos como fungos e brocas”, destacou.

- Publicidade -
Ação da Semam foi realizada nesta quarta, em Tambaú

Encontrados em todo o litoral do Brasil, os coqueiros não são plantas nativas. Eles foram introduzidos no Brasil em 1553 e são originários da Ásia. Em João Pessoa, encontramos coqueiros nos 24 quilômetros de nossas praias, oferecendo sombra, frutos de água doce e ainda a sensação de conforto ambiental com a beleza da paisagem.

O secretário de Meio Ambiente, Welison Araújo Silveira, que acompanhou os trabalhos na orla de Tambaú, destacou que “além de revitalizar as plantas, a limpeza dos coqueiros também evita acidentes, com a queda dos frutos e galhos secos, que podem atingir as pessoas, os ciclistas, quem passeia pela orla. Outro aspecto que é preciso levar em consideração é que a Poda Programada é uma ação ambiental planejada, de cuidado com a paisagem da cidade e com as pessoas. A regularidade contribui para a preservação de nossas áreas verdes”, concluiu.

Secom-JP

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui